• Fernanda Ornelas

Alimento como Remédio Natural

Atualizado: Abr 15

ALIMENTO : REMÉDIO OU VENENO ? VOCÊ ESCOLHE


Como suas escolhas afetam seu corpo, mente e alma/energia, também nos alimentos que você consome?

Alimento vivo ou sem vida?

Nossa dieta deve ser a mesma durante todo o ano ou precisamos adaptá-la ao clima e temperatura externos?

Características físicas e emocionais distintas podem pedir escolhas alimentares específicas..

Feira ou farmácia? Qual sua escolha?


Felizmente hoje, ao redor do mundo, as pessoas voltaram a procurar métodos naturais e não agressivos para se cuidarem em busca de mais saúde e energia .

Já estamos nos reconectando ?

Fazemos parte de um TODO e somos parte da NATUREZA então, POR QUE NÃO NOS ALIMENTARMOS DELA de forma consciente e natural?


O que nos mantém vivos?


ENERGIA VITAL ( Prana para os indianos, Qi ou Chi , também para os japoneses ,para a Medicina Tradicional Chinesa) . Assim como os aparelhos eletroeletrônicos e tudo que nos cerca, temos energia, sem ela não estaríamos vivos.

No Vitalismo, a força vital é definida como a unidade de ação que rege a vida física, conferindo-lhe as sensações próprias da vida e da consciência. Admite-se que estaria próxima de outras manifestações energéticas do ser vivo, como a energia calórica e a bioelétrica .

Cientistas modernos pesquisam o bioeletromagnetismo .


O corpo humano usa eletricidade. Nossos sentidos usam correntes elétricas para enviar informações ao cérebro. Quando uma carga elétrica está em movimento, cria um campo magnético. Então, “bioeletromagnetismo” refere-se ao campo eletromagnético criado por correntes que se deslocam através de nossos corpos.


Os alimentos têm energia e qual energia queremos para nós ?


O alimento que vem pra nossa mesa ainda contém ou não energia ?


Nosso corpo pode se beneficiar quando nos alimentamos de acordo com suas necessidades orgânicas e emocionais. Podemos potencializar nossa saúde.


Muitas pessoas atribuem à sorte , ao acaso ou a um poder superior a causa e o comando de tudo que lhes acontece na vida mas somos nós os responsáveis quando fazemos nossas escolhas, em tempo integral.


Ficamos doentes, sofremos de ansiedade , descuidamos de nós mesmos por acaso?


A natureza é sábia, para toda ação há sempre uma reação.

Escolher é um direito, arcar com as responsabilidades é uma necessidade.

Somos livres mas sempre receberemos , de volta, as consequências proporcionais às nossas escolhas.

O subconsciente não possui discernimento, aceita os registros que nele implantamos.

Antes de tudo, trazemos conosco crenças, padrões, muitas vezes limitantes, de cultura , de infância que nos levam a certos comportamentos e escolhas. Não nos culpemos, muito menos culpemos nossos pais ou pessoas que nos educaram porque muito de tudo foi implantado de forma inconsciente.


Muitos dos nosso hábitos estão arraigados em nós e a dificuldade em mudar também.


Podemos mudar , ou melhor, nos TRANSFORMAR . Se não conseguimos sozinhos, buscamos ajuda.

Ouvimos que devemos ter alimentação balanceada, comer e beber alimentos ricos em vitaminas, cálcio, evitar açúcar ou que algumas gorduras são boas e, depois de um tempo , os conceitos mudam , surgem as dietas da moda, imposições para que nos tornemos vegetarianos, veganos, etc.

Não há novidade nisto, podemos resumir, de forma básica : evite frituras, gorduras, açúcares , farinha branca , refinados, carnes em excesso e como mais alimentos vivos e coloridos como verduras, frutas , legumes.


Com base na MEDICINA TRADICIONAL CHINESA e na AYURVEDA* , ambas profundamente sábias com muitos aspectos científicos e resultados positivos há mais de 5 mil anos, podemos buscar mais respostas para uma alimentação equilibrada e, consequentemente, uma vida mais plena.


* Ayruveda é uma filosofia Médica Oriental surgida há mais de 5 mil anos, tendo dado origem à própria Medicina Tradicional Chinesa . Ayus : vida - combinação de corpo, órgãos dos sentidos, mente e alma. Veda : conhecimento . Ciência da vida.


MEDICINA TRADICIONAL CHINESA


Surgiu há mais de 5.000 anos, possui natureza FILOSÓFICA muito forte e reconhece leis fundamentais que regem nosso organismo com relação profunda ao ambiente e os ciclos da natureza.


Trata e vê o SER COMO UM TODO e não em partes, como a medicina convencional. Considera o ser humano parte do Universo.


Somos constituídos de energia proveniente do céu e da Terra, que fluem pelo nosso corpo e precisam estar em constante EQUILÍBRIO através dos órgãos e dos canais (MERIDIANOS ) que são como estradas que percorrem nosso corpo conduzindo energia. Este fluxo precisa estar livre, sem obstruções.


QUANDO ESTAMOS EM DESEQUILIBRIO ocorrem as doenças



YIN YANG a base de tudo




Dois aspectos essenciais que compõem o UNIVERSO:


YANG : representa aspectos que se caracterizam pela atividade , calor, claridade, força, expansão e polaridade positiva. Aspecto homem


YIN : representa aspectos femininos , inatividade, escuro, retração, frio, polaridade negativa, Aspecto Mulher


É a dualidade , o equilíbrio


A Alimentação se baseia também , nos biótipos.


Necessidades alimentares masculinas são diferentes das femininas.

Também é possível reconhecer quando uma pessoa é mais yin que yang. São vários fatores que determinam ( pela conversa entre Terapeuta e a pessoa , pelo pulso através da Pulsologia, pela análise da língua ).

Se uma pessoa detesta calor, se sente feliz no inverno, transpira em excesso, precisa de bebidas frias ou geladas, fica rosada , é uma pessoa com características Yang marcantes, possui excesso de calor e tem necessidade de resfriar este calor interno.



São 5 os Elementos e suas relações com os órgãos, de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa





MADEIRA, FOGO, TERRA, METAL E AGUA representam tudo o que existe no universo , 5 elementos ligados a nossa personalidade e a nossa ALIMENTAÇÃO



Quando distribuímos yin yang nos 5 elementos , também são classificados os alimentos de forma individual : para o individuo yang, mais alimentos Yin, para o yin mais alimentos Yang.


São avaliadas, diariamente, as modificações físicas, de clima, estações do ano, além de eventos e situações que o indivíduo esteja passando no momento que, para o equilíbrio de YIN YANG facilita o fluxo de energia, eliminando o que se chama de AGENTE PERVERSO ( frio, calor, umidade ) para impedir o adoecimento crônico.


ÁGUA : representa retração, profundidade, frio e declínio ,órgão correspondente : RIM

MADEIRA : crescimento de movimento , órgão correspondente: FíGADO

FOGO : calor, expansão, órgão correspondente: CORAÇÃO

TERRA: mudanças, órgão correspondente : BAÇO PÂNCREAS

METAL : purificação, órgão correspondente : PULMÃO


PRINCÍPIOS DA GERAÇÃO: água gera madeira , fogo gera terra....

PRINCÍPIOS DA DOMINÂNICA : água domina o fogo, fogo domina metal...


Nos 5 movimentos temos a representação das estações do ano e como estas influenciam tanto na produção de alimentos como no funcionamento de organismo humano.


Exemplo: alimentos da terra, arroz, sabor doce, ajuda a criar fluidos orgânicos e tonifica o organismo. Mas não podemos nos alimentar apenas de sabor doce, estuda-se a interação do sabor doce com os demais sabores.


Se estamos com baixa energia de RIM ( YIN FRIO ), pelas análise e observação do indivíduo como aspectos : cansaço, fatiga, desânimo, medo, são características de deficiência energética dos RINS.

Para combater esta questão é necessário o oposto, YANG para aquecer e para tal podemos tomar líquidos mornos ou quentes das 17 as 19 h , preferencialmente, horário PLENO DE FUNCIONAMENTO DO RIM, pelo ritmo biológico da Medicina Tradicional Chinesa.


Como o ambiente , nosso estado físico, emocional, nossa visão e relação ao Mundo, nossa personalidade influenciam o que desejamos comer.


Não podemos tratar o ser humano sem observar o TODO. Somos como uma orquestra, todos os órgãos, emoções, pensamentos, funções estão relacionados.





Faz parte também da Medicina Tradicional Chinesa a teoria zang fu ( órgãos e vísceras )


Quais são os órgãos ? Coração, Figado, Baço Pâncreas, Pulmão e Rins

E as vísceras ? Vesícula Biliar, Intestinos Delgado e Grosso, Estômago e Bexiga


FISIOLOGIA ENERGÉTICA : os possíveis desequilíbrios e a influência dos


1) São 5 os sabores ( salgado, azedo, amargo, doce e picante ) sobre os órgãos internos:


Se uma pessoa é raivosa, irritada, nervosa com muita constância, seu fígado (ELEMENTO MADEIRA ) deve estar em desarmonia energética, provavelmente esta pessoa gosta de sabores ácidos e azedos mas para compensar este excesso uso alimentos picantes ( ELEMENTO METAL) Não se trata de mera vontade mas de necessidade do organismo em suprir esta ausência determinada energia ou compensar o excesso.



2) Horários em que os órgãos do corpo estão em plena ou menor ponto de atividade:






Entre 1:00 e 3:00 h da manhã, por exemplo , O FÍGADO está em atividade PLENA ATIVIDADE e trabalha para desintoxicar o corpo. É necessário que estejamos dormindo neste horário para não comprometer a atividade. Se nos alimentarmos neste horário ou consumirmos alimentos após 22, 23 h, estaremos sobrecarregando o fígado que não poderá exercer sua atividade de desintoxicar o corpo, precisará de mais recursos para poder realizar a digestão o que acarretará consequências para outros órgãos além de provocar sensações digestivas desagradáveis além de atrapalhar o próprio ritmo do sono.


A partir das 21h, nosso corpo começa a liberar melatonina, o hormônio do sono, portanto é um horário desapropriado para refeições e sim para o início do relaxamento e para o descanso.


Para alguem que tem biótipo de Rim, caracteriza-se por uma pessoa mais calma, lenta, introvertida que oculta suas emoções, costuma ser friorentas , é YIN e precisa de calor YANG.

Também o biótipo de rim deve incluir na alimentação frutas secas, proteínas animais, de preferência carnes brancas, ovos, temperos como gengibre, açafrão e deve evitar laticínios, carne vermelha, enlatados, chocolates ao leite, EVITAR , AO MAXIMO , BEBIDAS GELADAS.



Para a Medicina Tradicional Chinesa , ALIMENTO É O MESMO QUE REMEDIO. Se alguem está doente, a medicina moderna troca o remédio, na Medicina Tradicional Chinesa muda- se a alimentação


Infelizmente, vida moderna e agitada gera bloqueios energéticos devido a má alimentação e as emoções negativas como raiva, medo , angústia e a alimentação é poderosa aliada para melhorar ou manter a saúde integral.

3) Classificação dos alimentos


- Os alimentos também se classificam como: quentes , mornos, neutros, frios e frescos


- Os alimentos também podem ser : ácidos, amargos, doces, picantes , salgados



4) Cores e sua importância na alimentação


Pratos coloridos ? Podemos fazer a correlação : frutas e alimentos vermelhos ajudam na circulação sanguínea, alimentos brancos como pera, couve-flor, purificam, os verdes desintoxicam como espinafre , brócolis .


E quanto ao humor? Como os alimentos interferem no nosso humor ?


Se estiver triste ( órgão correspondente à tristeza :pulmão / elemento metal), podemos combater a tristeza com alimentos amargos ( café sem açúcar ) , (órgão coração/ elemento fogo )

Contrários ao Metal, recomenda-se alimentos ligados aos Fogo pois o fogo domina o Metal.


Se estiver ansioso, ( órgão correspondente à ansiedade : coração / elemento fogo ),podemos consumir alimentos salgados como azeitonas, sardinhas , Alimento salgado está relacionado ao elemento água , que controla o fogo.

É comum comermos doce para nos alegrar, sabor doce realmente nos trás prazer mas é preciso saber se é uma real necessidade, já que desejo por doces pode estar relacionado à deficiência energética do Baço Pâncreas. Troque o doce de açúcar refinado por uma banana aquecida ou cozida com canela , por exemplo.






5) O corpo e as estações do ano : abordagem genérica válida também pela Medicina Ayurveda


Muitas pesquisas foram feitas e se observa que o corpo muda ao longo das estações do ano.


A Pressão arterial por exemplo, sobe um pouco no inverno e cai no verão.

Infartos e AVC aumentam no inverno. O hormônio do bem-estar, serotonina, aumenta no verão. O Sistema Imunológico é menos ativo no Inverno.

Nosso metabolismo hiberna no inverno justamente quando mais comemos gorduras para manter a temperatura interna.


Como nos preparar para o Verão ?

- Precisamos aproveitar para desintoxicar o corpo, nos exercitar mais , eliminar gorduras, comer mais frutas, legumes frescos, verduras amargas

- Consumir carnes magras

- Reduzir laticínios


Como nos preparar para o Inverno?


- É preciso nos aquecer consumindo bebidas com especiarias como gengibre, canela

- Reduzir laticínios

- Aumentar a ingestão de raízes e sopas quentes

- Consumir frutas secas e maçã cozidas ou assadas

- Evitar bebidas geladas , o corpo tem menor capacidade para a digestão de gelados


Por que evitar bebidas durante as refeições?


Bebidas durante as refeições sobrecarregam o aparelho digestivo e geladas, a qualquer momento, agridem o organismo. A temperatura média do nosso corpo oscila entre 35 a 37 graus Celsius, se ingerimos líquidos a temperaturas médias de 5 a 6 graus Celsius teremos uma espécie de "choque térmico" .


Não há formato para todas as pessoas, precisamos considerar tudo que se refere a individualidade de cada ser humano : o que gosta, onde vive, rotinas e algo fundamental : ESCUTAR O CORPO .

Somo semelhantes mas somos diferentes.

É necessário respeitar nosso nosso corpo , sua rotina , sua natureza.


Mas como conciliar todas esta informações ? Aprender a nos conhecer, entender nosso mecanismo, apesar de não termos um manual. Mudar hábitos de décadas não se faz em um dia , é necessário processos, metas factíveis, celebrar cada conquista e persistir. O autoconhecimento pode ser desafiador mas as recompensar virão.


Quais caminhos e ferramentas podemos seguir e obter para melhorarmos nossa saúde, termos hábitos mais saudáveis e uma vida mais leve e feliz?



Alimentação como remédio é uma forma de alcançarmos mais saúde, longevidade, vitalidade e bem-estar. Precisamos de reforços, muito além apenas da nossa vontade, precisamos de ENERGIA VITAL.

Não há padrão, cada ser é único .





A partir de uma CONSULTORIA DE SÁUDE INTEGRAL : quem é pessoa , seus hábitos, seu ambiente, situação de vida atual, familiar, profissional, como foi sua infância, como é seu sono e seu despertar, gostos , o que a incomoda hoje? Como é sua alimentação e hábitos? Como está sua saúde física?


Tratamos o ser humano e não doenças


A partir desta primeira avaliação , traçamos um plano com indicações para colocar esta pessoa em equilíbrio. Recomendamos transformações de acordo com seu biótipo, estação do ano, de forma leve mas eficaz para um maior vigor , ânimo, disposição, melhor qualidade de sono reduzindo inflamações, dores, auxiliando no emagrecimento para quem precisa eliminar peso, reduzir ansiedade , viver sem sofrer aprendendo a lidar com os desafios.


Fazemos o acompanhamento até o próximo encontro , por meio de curadoria.

Os processos podem ser pontuais e rápidos para questões breves ou um pouco mais longo para um valioso e processo de autoconhecimento.


A Terapeuta Naturopata é uma educadora que mostra caminhos, apresenta as ferramentas para que a pessoa , que deseja, faça as transformações necessárias , a companha , lado a lado , toda a evolução da mesma , a auxilia nos momentos mais desafiadores deste caminho até que a própria pessoa aprenda a andar com seus próprios pés. Ensina o autocuidado. O processo , muitas vezes, pode ser pontual resolvidos de forma rápida, ou mais elaborado onde muitas outras questões poderão serão ajustadas.


Quais ferramentas poderão ser indicadas ?


1) Qualquer pessoa pode utilizar a TERAPIA FLORAL , como suporte em diversas questões emocionais, e também para as transformações que a pessoa deseja e não consegue ter foco, disposição, confiança para realizar .

Dr Bach foi um médico inglês que desenvolveu 38 essências que correspondem a personalidades do ser humano.

A terapia das flores age no plano sutil do ser humano, não há qualquer vínculo com a Fitoterapia, homeopatia ou Aromaterapia. Os florais possuem a energia e a vibração das flores. Não há contraindicação.


Para mudarmos hábitos precisamos de energia , vontade, instrumentos que nos ajudem a tratar a CAUSA RAIZ como:


- Impaciência

- Preocupação com o outro

- Falta de fé e propósito

- Baixa autoestima

- Traumas e perdas, luto.

- Medos conhecidos ou desconhecidos

- Pensamentos repetitivos que geram insônia

- Culpas


Vamos ver nesta próxima figura

um pouco sobre uma terapia energética muito potente figura 4


As Barras de Access


2) A Terapia das BARRAS DE ACCESS é uma terapia energética , excelente para mudar padrões, relaxar, deletar crenças e expandir consciência.


Trabalha corpo, mente, alma pelos 32 pontos distribuídos pela cabeça onde a Terapeuta toca os mesmos durante 45 a 50 minutos , com a pessoa deitada numa maca.

Perfeita para que quer começar coisas novas mas não tem coragem como mudanças em geral , sair dos hábitos ruins, parar de se auto sabotar, aumentar autoestima.

Alcança resultados muito positivos na quebra de crenças limitantes e paradigmas. Importante ferramenta de autoconhecimento.

Eficiente também como apoio complementar nos tratamentos para Depressão e Pânico.


3) A FITOTERAPIA , também , é importante aliada através de cápsulas, tinturas, infusões de ervas na busca pelo equilíbrio Corpo, Mente e Energias. Forte aliada aos processos alimentares e na saúde em geral, de forma Natural.

Já foi disciplina da grade das Faculdades de Medicina, pelo mundo, até pouco mais do início do século XX , sendo retirada por diversas questões comerciais porém, felizmente, as pessoas voltaram a procurar formas evasivas de tratar distúrbios, sem agredir o corpo com produtos sintéticos.


Fitoterapia é uma terapia complementar , não alternativa. O tratamento médico convencional deve

ser mantido, se necessário. Deve ser utilizada com recomendação terapêutica.


Para detox digestivo a erva Dente-de-leão é muito indicada pela forma de infusão assim como a erva Picão Preto como auxiliar no processo de emagrecimento.

Todas as indicações precisam de supervisão de especialista , existe toxidade no excesso ou no uso incorreto das ervas por meio de folhas , tinturas ou cápsulas.



4) AURÍCULOTERAPIA é uma técnica complementar, proveniente da Medicina Tradicional Chinesa, eficaz , que consiste na estimulação de pontos cutâneos específicos na orelha, usando agulhas, esferas de metais, cristais ou até mesmo sementes, para tratar os sintomas e condições localizados em todo o corpo.

Com base nos princípios da acupuntura e da medicina tradicional chinesa, a Auriculoterapia usa a orelha como um pequeno mapa para todo o corpo pelas zonas reflexas do corpo.:


Exemplo: estimulando o ponto de fígado, ao acionar com a semente ou cristal é emitido um comando pelo sistema nervoso até o órgão em questão




Como toda a pessoa, praticamente qualquer problema de saúde pode receber o auxílio da Auriculoterapia, como dores, estresse, fadiga, entre outros.

Para pessoas que sofrem de distúrbios alimentares, com compulsão alimentar , usamos pontos como estômago, fígado, hipotálamo, ansiedade, boca, fome, neurastenia , baço pâncreas , Triângulo Cibernético ( 3 pontos que também proporcionam relaxamento ).


Além do que é nutritivo e saudável , além do alimento que ingerimos pela boca, nosso ser precisa de nutrição de qualidade pela leitura, audição, visualização. Nossos pensamentos e atitudes estão a nosso favor ou nos estressam gerando raiva, frustração e nos levam para o ciclo contínuo de ansiedade, compulsão alimentar , obesidade, doenças crônicas.


Sobre o que consumimos, diariamente, pela nossa visão, audição, como digerimos tudo isto, é preciso refletir como nos afeta emocionalmente e fisicamente.



Receita de suco detox para o sistema digestivo:



Suco de maçã com Gengibre e Limão

Ingredientes:

4 maçãs

1litro de água

Suco de limão

1 colher de chá de gengibre

Modo de fazer :

Lave bem as maçãs e retire as sementes.

Leve ao liquidificador as maçãs , a água , o gengibre e o suco de limão.

Liquidifique até integrar todos os ingredientes.

Coe e beba ao longo do dia ( mantenha na geladeira )

( Este suco prepara o organismo para limpeza do fígado como um detox , experimente tomar este suco em dias em que estiver irritado e com raiva . Ao beber o suco, coloque intenção de purificar o corpo, libere a raiva, culpa, ressentimentos, sinta que está ingerindo um bálsamo curador )


( A Medicina Natural , a Naturopatia é Complementar e Integrativa e pode NÃO substituir tratamentos médicos convencionais )


Vamos conversar sobre Alimentação? Dúvidas? Entre em contato comigo pela aba "contato"aqui deste site

Siga o EXPANDIR no instagram e conheça mais temas interessantes e úteis para sua saúde integral @expandircentrodebemviver


Fernanda Ornelas

Terapeuta Naturopata

Bach Practitioner Brz-2019-0206R

Mestre em Reiki , Praticante e Facilitadora das Barras de Access

EXPANDIR CENTRO DE BEM-VIVER


"Que seu alimento seja seu remédio e seu remédio, seu alimento " Hipócrates






































4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo