• Fernanda Ornelas

Ansiedade 2021 ? Como tratar a ansiedade ?

Atualizado: Abr 13

Vivemos num mundo ansioso e acelerado, há décadas.

Consumimos informação 100% do tempo, temos exigências infinitas, competimos a maior parte do tempo até conosco mesmos : “preciso ser o (a ) melhor, tenho que ...


A ansiedade está presente no cotidiano de cerca de 18,6 milhões de brasileiros (De Souza, 2017). Isso coloca o Brasil no topo do ranking de países quando se relaciona as taxas desse distúrbio, com 9,3% da população (WHO, 2017).


Hoje mais ainda , estamos em meio de uma pandemia mundial que trouxe consequências diversas e marcantes para milhões de pessoas no mundo:


- Vou morrer agora? Alguem da minha familia pode morrer devido ao vírus?

- Vou adoecer por causa do vírus?

- E meu emprego, o que vai acontecer comigo se for demitido (a) ? Se minha empresa quebrar, vou conseguir sobreviver ? E se não conseguir manter meus funcionários?

- Estou longe dos meus pais idosos, e não posso visitá-los, se ficarem doentes, como vou lidar com a situação?

- Como será minha, nossas vidas depois disto tudo ?

- Como conciliar trabalho, vida doméstica, filhos, novas ferramentas e demandas tecnológicas ( reuniões on-line ) , sobreviver à culpa de ter que fazer tudo , dar conta de tudo? Lives sobre auto ajuda, convites, cursos de panificação ,como ter renda extra , etc, etc, etc ??


Estamos ansiosos por um motivo específico ou vários motivos e sim, é possível ter o controle.


A mente se torna acelerada, pensamentos repetitivos dão origem à baixa autoestima ( não sou bom o suficiente porque eu deveria fazer tudo isto e um pouco mais), mulheres , de forma mais acentuada, preocupação com a aparência ( será que sou fútil por me preocupar com cabelos enquanto milhões morrem ?).

Vivemos luto por pessoas queridas que sucumbiram ao vírus ou por termos de forma abrupta, perdido nossa rotina o que gerou frustrações.


A ansiedade é um distúrbio psicológico, com sintomas mentais e, às vezes, físicos; caracterizado por um medo ou apreensão que vem de uma antecipação de perigo ou de algo estranho (Castillo, 2000). Freud descreve-a como um temor sem razão, sem motivo aparente (Schultz & Schultz, 2011). É um distúrbio bastante comum, sendo reconhecido em


ANSIEDADE é um distúrbio que atinge 33% da população mundial, segundo a Organização Mundial da Saúde (Bandelow & Michaelis, 2015) e em um em cada quatro brasileiros, segundo o IPOM (Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente


A ansiedade cria uma falsa imagem do mundo, vendo ameaças em situações que muitas vezes são inofensivas.

Ansiedade Generalizada pode ser momentânea ou permanente e,nem sempre, a ansiedade é um distúrbio.


Muitas vezes, o medo é a causa raiz da ansiedade.


O medo é positivo quando nos protege de uma situação de risco por exemplo, se não tivéssemos medo seriamos devorados por um leão já que ficaríamos estáticos , sem ação .

O medo pode fazer com que a gente saia de situações que não nos agrada mais, nos impulsionando para frente, pra algo melhor porém pode gerar fadiga , perda de energia , falta de apetite, insônia...

Quando o problema se torna crônico, há um impacto na qualidade de vida, gerando uma série de sintomas, sendo algum deles até físicos.


Estudos comprovam a ligação da ansiedade com sintomas físicos (Askari, 2017). Segundo Askari (2017), pessoas com transtorno de ansiedade tiveram incidência duas vezes maior de doenças crônicas.

A hipertensão, dores crônicas, artrite, doenças respiratórias e cardiovasculares foram percebidas com aumento em pessoas clinicamente ansiosas (Askari, 2017).

Uma dessas manifestações é o transtorno de ansiedade generalizada (TAG). Neste caso, a pessoa apresenta medos excessivos, pânicos exagerados e irracionais, costuma relatar queixas somáticas sem causa aparente e tem dificuldade para relaxar (Castillo, 2000). Outra síndrome ansiosa é a do pânico .


Fatores genéticos, acredita-se que diversos genes apresentam uma predisposição aos transtornos ansiosos (Teles, 2018) e depende do ambiente se isso era se expressar e em que grau, não sendo obrigatória a sua manifestação.


⮚ Sintomas emocionais: tristeza, nervosismo, irritabilidade,

⮚ Sintomas fisiológicos: coração acelerado, sensação de formigamento, falta de ar, sudorese, tontura, dor de cabeça, dores musculares, insônia

⮚ Sintomas comportamentais: impulsividade, agressividade, fala acelerada;

⮚ Sintomas cognitivos: dificuldade de concentração e tomada de decisão, preocupações excessivas.


Um sentimento pertinente que faz parte da crise de ansiedade é a preocupação.


Conforme os sintomas físicos vão aumentando, o psicológico entra em estado de alerta e tensão

O medo excita a memória, quando lembramos de algo ruim do passado, aquela sensação volta, e a velha reação idem , são os chamados GATILHOS.


- Memórias de situações na infância, sem intenção, os pais , avós nos transmitem seus medos e os acolhemos pra nós...

- Situações já vividas antes e não resolvidas

- Crenças que temos e nem sabemos o por quê






FIGURA : 5 elementos e 5 principais órgãos


Para a Medicina Tradicional Chinesa, o corpo, mente e espírito estão integrados, ou seja, o que acontece na mente, é reflexo do que acontece no corpo e no espirito.


Na medicina chinesa, a doença é vista como uma quebra da energia vital, ou seja, não existem classificações de doenças ou distúrbios exclusivamente psicológicos ou psiquiátricos como o transtorno de ansiedade.

Para a medicina chinesa um desequilíbrio, uma desarmonia em um dos cinco principais órgãos do corpo (coração, baço-pâncreas, pulmão, rins e fígado) ocasionará automaticamente um desequilíbrio nos aspectos mentais e espirituais desses órgãos.


Transtorno da ansiedade é sintoma de desarmonia.


Na ansiedade proveniente do desequilíbrio do Pulmão, a pessoa é afetada por tristeza e aflição geralmente proveniente de perdas e vai ser propensa a chorar.

Ansiedade proveniente do desequilíbrio do Rim, a pessoa se mostra com medo, com olhar de quase pânico, em qualquer situação esse indivíduo vai sempre ter medo do pior.

O medo originado pelo desequilíbrio do Rim tem qualidade obscura, sendo diferente da ansiedade relativa a outros órgãos. A ansiedade do Rim é geralmente sobre situação de vida, o indivíduo fica profundamente pessimista


A ansiedade proveniente do desequilíbrio de Fígado está próximo à preocupação. Indivíduos do tipo Madeira tendem a se preocupar mais facilmente, são frequentemente tensos e, às vezes, perfeccionistas.

Sua ansiedade vem dos altos padrões que se impõem sendo relacionada a sensação de não conseguir aquilo a que se propôs.


O Fígado abriga a Alma Etérea, que é responsável por nossas ideias, planos, projetos, sonho de vida e visão, portanto, a ansiedade do Fígado está relacionada a insatisfação com as nossas próprias conquistas.


Tomando como base o princípio chinês da indissociabilidade entre corpo, mente e espírito e da relação entre os cinco órgãos estados constantes e severos de ansiedade poderão , de forma psicossomática , gerar distúrbios como gastrite ou outros distúrbio nos sistema digestivo mas, porque no sistema digestivo?

Porque , de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, as emoções “são digeridas “ nesta região abdominal.

Refluxo gástrico, segundo a Medicina Tradicional Chinesa, é consequência de situações não digeridas pelas pessoas, de forma psicossomática.

Muitas vezes , as pessoas passam uma existência inteira carregando emoções engavetadas, guardadas e, um dia ,a gaveta transborda pelo excesso de conteúdo guardado e o corpo grita por socorro por meio das doenças físicas e mentais.

O corpo já poderia pedir socorro há muito tempo mas não sabemos ou pior, não queremos ouvi-lo.

Então, pergunte a você:


- Como estão minhas emoções?

- Estou feliz com a minha vida?

- Guardo mágoas , rancor?

- Como está minha relação trabalho x lazer?

- As emoções são estímulos mentais que influenciam nossa vida.


Em condições normais as emoções não causam doenças, elas tornam-se causas de doenças quando são muito duradouras, intensas ou ambas.

Em alguns casos as emoções também podem se tornar causa de doenças em muito pouco tempo quando são suficientemente intensas como em uma situação de choque.


COMO CONTROLAR ANSIEDADE PELA NATUROPATIA?


TRATAR A PESSOA E NÃO A DOENÇA, BUSCAR A CAUSA RAIZ AO INVÉS DE TRATAR SINTOMAS



· Florais de Bach


Dr. Edward Bach foi um médico inglês, bacteriologista, fisiologista especializado também em saúde pública e imunologia que se sentia insatisfeito com o fato de a medicina convencional focar nas doenças ao invés do ser humano na sua totalidade. Sonhava com uma medicina holística.

Desenvolveu 38 essências que correspondem a personalidades do ser humano.


A terapia das flores age no plano sutil do ser humano, não há vínculo com a Fitoterapia, homeopatia ou Aromaterapia . Os florais possuem a energia e a vibração das flores.

Segundo Dr. Bach, o que conhecemos como doença é o derradeiro efeito produzido no corpo


Recomendado pela OMS, Organização Mundial de Saúde, desde 1976, o sistema floral de Bach apresenta as seguintes características:


- Removem os bloqueios emocionais e mentais em sua raiz

- Atuam da superfície para a profundidade


Os Florais de Bach são eficazes na resolução da ansiedade, mas é importante procurar as causas que originam o transtorno para minimizar seus efeitos.


Crianças, jovens, adultos e idosos, todos podem ser vítimas deste mal que afeta grande parte da sociedade. O grau de intensidade da ansiedade varia de pessoa para pessoa e de sua reação diante das situações da vida.

A terapia floral trata a pessoa para transformar questões:


- impaciência

-preocupação com o outro

-ajudar a buscar caminhos e propósitos

- melhoram auto estima

- ajudam a tratar traumas e perdas, luto.

- ajudam a tratar medos conhecidos ou desconhecidos

- pensamentos repetitivos que geram insônia

- culpas



EXEMPLO : Os florais por exemplo não tratam a insônia mas a causa para que a pessoa , livre desta questão , durma melhor . Abaixo , na foto, o composto de 5 flores mais conhecido e comercializado no mundo para tratar questões emergenciais como pânico, medos, luto, estados compulsivos: RESCUE.




Existem diversos sistemas florais. O SISTEMA FLORAIS DE BACH é o precursor mas existem sistemas também muito eficientes . O Sistema FLORAIS DE MINAS conta com 84 essências, todas provenientes da flora brasileira e da América Latina.






Florais não são drogas e qualquer pessoa , de qualquer idade pode tomar desde indicado por profissional capacitado.


TERAPIA FLORAL NÃO APRESENTA CONTRA-INDICAÇÃO


TERAPIA FLORAL NÃO É TERAPIA ALTERNATIVA , É TERAPIA COMPLEMENTAR



· Aromaterapia


Os óleos essenciais eram usados no antigo Egito muito antes de Cristo para fins terapêuticos, beleza e bem-estar.

Muito antes de qualquer outro sistema , o cérebro humano já havia desenvolvido o sistema límbico, onde se encontra o OLFATO.


Os cheiros desde sempre foram um referencial de orientação do ser humano, tendo poderosa influência na nossa natureza emocional, agindo no nosso subconsciente.


Um óleo essencial, puro é extraído da planta, tem ação direta no corpo humano como ANTIBIOTICO, ANTIBACTERIANO, ANTI-INFLAMATÓRIO.

Apresentam funções calmantes, sedativas, entre outras.

SÃO VIVOS PORQUE TEM A ENERGIA VITAL DA PLANTA.


Diversos estudos comprovam sua eficiência, hoje óleo essencial de eucalipto , por exemplo, excelente antisséptico e bactericida tem sido usado em UTI de diversos hospitais nos Estados Unidos.

Em São Paulo, na unidade psiquiátrica do Hospital das Clínicas , pacientes recebem Aromaterapia em conjunto com os medicamentos alopáticos .


O ÓLEO ESSENCIAL DE LAVANDA É O MAIS INDICADO PARA DIMINUIR ANSIEDADE E TENSÃO.


Para quem tem dificuldade em dormir, desligue-se no máximo as 22 h, desligue celular , tv, tome um banho morno e massageie os pés com alguma gotas de óleo de LAVANDA ou faça um escalda pés e pingue na água em torno de 4 gotas do óleo essencial de lavanda.

A Lavanda relaxa, acalma, ajuda também a melhorar estados gripais, tosses, resfriados, dores de cabeça além de proporcionar bem-estar pelo perfume fresco e agradável à grande maioria das pessoas .


A doença é fruto de uma sucessão de experiências estressantes acompanhadas por uma fragilidade do mecanismo de proteção do corpo.


Para aliviar ansiedade precisamos também mudar o foco e direção dos nosso pensamentos e atitudes.


Buscar propósitos e objetivos de vida aliviarão os sintomas de ansiedade além de nos valorizar, buscar nos conhecer ,com nossas imperfeições . Vamos cuidar da “nossa casa interna “!

Manter o equilíbrio mente, corpo, alma é além de tudo, ter alegria, paz interior e energia pra viver.


”Por trás de toda a doença que nos aflige, repousam nossos medos, ansiedades, desejos, gostos e desgostos. Vamos procurá-los e curá-los e assim desaparecerão” Dr. Edward Bach


( A Medicina Natural , a Naturopatia é Complementar e Integrativa e pode NÃO substituir tratamentos médicos convencionais )


Você gostou do tema? Tem dúvidas? Vamos conversar? Clique na aba "contato" aqui deste site e fale comigo.

Aproveite e siga o Expandir no instagram @expandircentrodebemviver



Fernanda Ornelas

Terapeuta Naturopata

Idealizadora do EXPANDIR CENTRO DE BEM-VIVER



39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo