• Fernanda Ornelas

Como aliviar sintomas da MENOPAUSA?

Atualizado: Abr 21

É possível ter qualidade de vida também nesta fase de vida da mulher .


O que é Menopausa?


É o declínio natural na produção dos hormônios reprodutivos que ocorre quando a mulher se atinge a faixa etária entre 40 a 55 anos.

É possível uma mulher mais jovem, antes de quarenta anos , apresentar os primeiros sintomas da menopausa porém, não é usual.


Menopausa é a passagem de 12 meses desde a última menstruação.


É um período marcante na vida da mulher já que marca o fim da fase reprodutiva, esgotando assim seu "estoque" de óvulos, os quais foram liberados, mensalmente, desde a puberdade ( aos 11, 12 anos de vida da mulher, em média, atualmente podendo se iniciar aos 10 anos, de acordo com relatos médicos ).


Após esta fase, quando acontece a interrupção da menstruação, temos o climatério que pode ter duração de 15 ou até 20 anos.


O Climatério é uma etapa desafiadora para a mulher sob vários aspectos não somente quanto a saúde física mas também quanto a saúde emocional, aos relacionamentos pessoais e sociais, a vida profissional, e outros.


Se bem compreendida pela mulher e pela sociedade, o Climatério poderá ser um período fértil , de empoderamento , transformações positivas e significativas para a mulher.


" Nada é mais forte que uma mulher que se reconstruiu " - Hannah Gadsbay


Sintomas da Menopausa

Alguns dos sintomas mais comuns são:

- Ondas de calor ( fogachos )

- Aumento de peso corporal

- Secura vaginal

- Distúrbios do sono

- Ansiedade excessiva e Depressão

- Cansaço e fadigas além do normal

- Diminuição da memória e concentração

- Irritação e mau humor constantes

- Choros e emoções exagerados

- Suores ou calafrios

- Dores de cabeça frequentes

- Crescimento de pelos

- Dor para urinar

- Dores musculares

- Alteração na libido

- Dores nas relações sexuais/secura vaginal

- Tonteiras e palpitações


Os sintomas podem variar de mulher para mulher por isso, deve-se consultar profissional médico para avaliação.


Como a mulher pode ser tratada, durante o Climatério, de forma Natural e ou Complementar ?


Impossível tratar o ser humano somente sob o aspecto físico. Somos corpo, mente/ emoções e possuímos energia vital, que nos mantém vivos. O equilíbrio deste "triângulo" é fundamental para a saúde integral .


A Menopausa não deveria ser vista como algo cruel à mulher e sim como oportunidade de enorme amadurecimento e crescimento pessoal.


Como transformar experiências em Sabedoria? É um dos desafios da mulher, nesta fase iluminada de vida, onde ela deixa de dar a vida ao outro mas passa a dar a vida À ELA MESMA ! ( Cathy Skipper )


A Naturopatia é a medicina natural através de práticas, técnicas e conhecimentos também científicos, cujo objetivo é restabelecer e manter o estado de saúde e bem-estar do ser humano.

De forma global, é possível, compreender processos fisiológicos de cada ser humano , de forma única. Muitas práticas e técnicas usadas pela Naturopatia são ancestrais e originárias da Medicina Tradicional Chinesa e Indiana ( Ayurveda ).

Apoia e estimula a capacidade intrínseca do corpo para curar-se pelos autocuidados.



AROMATERAPIA


Os óleos essenciais eram usados no antigo Egito muito antes de Cristo para fins terapêuticos, beleza e bem-estar.

Muito antes de qualquer outro sistema , o cérebro humano já havia desenvolvido o sistema límbico, onde se encontra o OLFATO.


Os cheiros desde sempre foram um referencial de orientação do ser humano, tendo poderosa influência na nossa natureza emocional, agindo no nosso subconsciente.



O que é Aromaterapia?


A Aromaterapia é uma Prática Integrativa Complementar que ajuda a trata desequilíbrios do corpo, da mente, das emoções pelo uso de óleos essenciais.

É uma das 29 Práticas Integrativas Complementares oferecidas pelo SUS, (Sistema Único de Saúde) desde 2018.

Os princípios ativos nos óleos essenciais regulam hormônios, equilibram distúrbios e são capazes de aguçar sentimentos e percepções.


Um óleo essencial puro é extraído da planta, tem ação direta no corpo humano como antibiótico, antibacteriano, anti-inflamatório. Apresentam também funções calmantes, sedativas, entre outras.


Óleos essenciais são vivos porque tem a Energia Vital da planta.


​A Aromaterapia é terapêutica eficaz para amenizar sintomas da Menopausa.


Alguns óleos essenciais úteis nesta fase feminina são:


- Camomila ( Anthemis nobilis ou Camomila Romana ) , ajuda a reduzir os sintomas de estresse emocional e as ondas de calor, digestivo, tonificante, sedativo natural

- Ylang-ylang( Cananga odorata ) , auxilia na melhora do humor, ansiedade, depressão, libido, um dos óleos mais indicados na fase da Menopausa e Climatério, auxilia no controle dos sintomas da Menopausa.

- Gerânio ( Pelargonium graveolens ) é considerado um dos óleos essenciais mais femininos que existe. É regulador hormonal natural então melhora o humor afastando aspectos depressivos no emocional além de hidratar a pele, rejuvenecedor.

- Tomilho ( Thymus vulgaris ) ajuda a equilibrar os hormônios, atua no aparelho respiratório e digestivo além de atuar no sistema imunológico.

- Rosa ( Rosa damascena ), conhecido como óleo essencial do amor devocional e do feminino. Nada mais feminino que uma rosa. Calmante, tônico geral, possui propriedades afrodisíacas, anti--inflamatórias, bactericidas, hidratantes. Benéfico para a saúde ginecológica da mulher. Usado também para abrandar dores menstruais, TPM , frigidez e Menopausa.

- Lavanda ( Lavandula angustifolia ) , relaxante natural, tranquiliza e estimula o sono tranquilo ajudando a combater a irritabilidade após boa noite de sono, induzindo a um dia com mais calma. Usado eficazmente para combater enxaquecas e dores de cabeça tensionais, gripes e resfriados. Pode ser usado diretamente na pele, inclusive.



Como usar os óleos essenciais?


  • Inalação: pingar entre duas a três gotas do óleo essencial de sua sobre um tecido ou pequena bola de algodão , aproximá-lo do nariz e inalar a essência, por algumas vezes

  • Massagem : pingar de três a dez gotas do óleo essencial em meia xícara de um veículo transportador sem perfume (óleo de amêndoas doce, óleo de coco , gergelim, creme neutro ) . Na sequência, massagear o corpo ou o local, com a mistura

  • Difusor: Aplique de uma a três gotas do seu óleo essencial em um difusor de sua preferência e coloque-o no ambiente.


Atenção!!!

O uso dos óleos essenciais NÃO dispensa tratamentos da medicina convencional em determinadas situações.

É preciso orientação profissional para o uso dos óleos essenciais. O fato de se tratar de produtos naturais não significa que não possam ser tóxicos , se usados de forma indevida



TERAPIA FLORAL



As essências florais atuam nos campos emocionais vibracionais e, consequentemente, no campo físico. Visam a harmonização das emoções, pensamentos e sentimentos geradores do mal estar físico/psíquico. Cada uma das essências florais agem tratando determinado quadro desarmonioso.

A Terapia Floral busca tratar a CAUSA RAIZ e não apenas sintomas.

Não são medicamentos portanto, não possuem contraindicações, podem ser consumidos por qualquer pessoa, mesmo que esteja submetida a tratamentos alopáticos e homeopáticos.

A indicação correta das essências é função da Praticante Certificada e Habilitada já que a eficácia do tratamento se deve à toma correta das essências indicadas para as questões específicas, a posologia, a escolha de essências de boa qualidade e o período devido.

A Terapia Floral requer entendimento profundo e interpretação correta das questões a serem tratadas e não apenas de leitura e indicação automática da essência. Não existe floral para o medo, para a insônia., para os sintomas. A habilidade de escuta e treinamento da ( o ) Praticante da Terapia Floral, devidamente capacitada ( o), permitirá o melhor tratamento, de forma mais assertiva que a auto indicação.

Algumas essências que poderão auxiliar no processo de menopausa, dependendo SEMPRE de cada mulher, de todo o histórico de vida e questões particulares trazidas para a( o) Praticante de Terapia Floral são:

- Impatiens : auxilia a pessoa a ser mais tolerante , paciente

- Mimulus: ajuda a se ter mais coragem para enfrentar desafios

- Larch: contribui para a melhora na auto estima, fé em si mesma

- Crab Apple: importante auxiliar no processo de auto aceitação em relação ao próprio corpo e aparência física

- Walnut: ajuda separar a própria individualidade em relação ao outro, proporciona força para enfrentar mudanças e fases de vida

- Olive: contribui para maior energia e vitalidade

Atenção!!!

O uso da Terapia Floral NÃO dispensa tratamentos da medicina convencional em determinadas situações. Não se trata de Terapia Alternativa e sim Complementar.





As alterações de humor, instabilidades, inseguranças quanto à aparência física devido ao possível aumento de peso corporal e aos sinais de envelhecimento, são marcantes nas mulheres no Climatério.

Tratar sintomas é muito importante porém , insuficiente. É preciso tratar a mulher de forma INTEGRAL, para que ela tenha qualidade de vida e o bem-viver.

O aspecto emocional é vital para que se sinta motivada, confiante em si mesma, nas pessoas e na vida para que sua vida tenha continuidade, de forma plena.

Infelizmente, ainda no século 21, pouco se sabe ou é dito sobre a mulher madura, que enfrenta a Menopausa e entra em nova fase de vida. O mundo corporativo, a sociedade parecem, muitas vezes , não enxergar esta mulher ativa, com vigor, produtiva e experiente.

Muitas mulheres mergulham em processos depressivos nesta fase por falta de perspectivas de vida pessoal, profissional. Muitas estão divorciadas, viúvas, outras enfrentam a "síndrome do ninho vazio", quando os filhos adultos saem de casa .

Outras apresentam alguns aspectos como aumento de peso, sentem certa tristeza, perdem confiança em si mesmas mas têm vigor, disposição para continuarem suas vidas ou realizarem mudanças.

Muitas outras estão em pleno vigor físico, intelectual, social, iniciando novos projetos de vida , lidam bem com alguns sintomas da menopausa e mantém cuidados com corpo , mente e energias.

Atividade física prazerosa e regular é fundamental para , além de manter o bom humor pela produção hormonal de substâncias favoráveis , manter o corpo e mente ativos , retardar o envelhecimento , ter vitalidade e força muscular.

A hidratação e alimentação o mais natural possíveis também fazem parte dos cuidados para uma fase madura mais saudável e plena da mulher.


A água é o maior solvente do planeta e é fundamental para manter o corpo em equilibrado de forma constante, limpar toxina, levar nutrientes como oxigênio e sais minerais para todo o corpo, regula a temperatura corporal além de proteção.


Beber água pura, ao contrário de sucos e outras bebidas , deve ser hábito diário e constante, de acordo com peso corporal e restrições , caso hajam.




A alimentação saudável é fundamental também. Hábitos podem ser criados e substituições ocorrem, gradualmente.

O menor consumo de açúcares, farinhas brancas e leite /derivados desinflamarão o corpo promovendo melhor circulação de sangue, maior eliminação de toxinas e, consequentemente, melhor humor e bem-estar da mulher.

Frutas, legumes, verduras, grãos integrais, proteínas são escolhas favoráveis para o bom funcionamento do corpo.


Alimento pode ser remédio ou veneno, é uma escolha.

Os alimentos têm energia e qual energia queremos para nós ?

O alimento que vem pra nossa mesa ainda contém ou não energia ?

Nosso corpo pode se beneficiar quando nos alimentamos de acordo com suas necessidades orgânicas e emocionais. Podemos potencializar nossa saúde.


Para a Medicina Tradicional Chinesa , ALIMENTO É O MESMO QUE REMEDIO. Se alguem está doente, a medicina moderna troca o remédio, na Medicina Tradicional Chinesa muda- se a alimentação



Alguns alimentos importantes para consumo pelas mulheres nesta fase são:


Bananas, ovos, folhas escuras, linhaça, chá verde, azeite, oleaginosas, sementes, leguminosas, chá verde, peixes como salmão e sardinha ( ricos em ômega3), abacate, mirtilo, morangos.



AURICULOTERAPIA ou ACUPUNTURA AURICULAR

É uma eficaz técnica complementar, proveniente da Medicina Tradicional Chinesa, oficializada pela OMS, Organização Mundial de Saúde, que consiste na estimulação de pontos cutâneos específicos na orelha, usando agulhas, esferas de metais, cristais ou até mesmo sementes, para tratar os sintomas e condições localizados em todo o corpo.

Com base nos princípios da acupuntura e da medicina tradicional chinesa, a Auriculoterapia é um ramo da Acupuntura e usa a orelha como um pequeno mapa para todo o corpo pelas zonas reflexas do corpo.


Em se tratando de Menopausa/ Climatério, a técnica pode ajudar muito a equilibrar o fluxo de energia que é distribuído para o corpo, melhorando a produção hormonal e aumentando a vitalidade, disposição da mulher .


Este método pouco invasivo, praticamente não possui efeitos colaterais, é de fácil aplicação e útil em situações como:


  • Dores agudas e crônicas;

  • Enxaquecas e dores tensionais

  • Insônia;

  • Transtornos emocionais, como ansiedade e depressão;

  • Vícios, incluindo tabagismo;

  • Distúrbios funcionais digestivos;

  • Compulsão alimentar;

  • Retenção de líquido;

  • Patologias funcionais urogenitais;

  • Alergias, especialmente as respiratórias;


FITOTERAPIA


Desde a antiguidade o ser humano utiliza as plantas medicinais para cura .

Plantas medicinais são aquelas comumente usadas para aliviar sintomas ou até mesmo para curar doenças. Em geral, as pessoas fazem uso desse tipo de planta por meio do consumo de chás, infusões, macerados e sucos, entre outras formas.


Fitoterápicos surgem a partir do uso da planta medicinal de maneira industrial, para a obtenção de um medicamento. Têm seus benefícios confirmados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e, como todo medicamento, devem ser utilizados com indicação profissional.

É comum que as pessoas acreditem que, por ser um produto natural, o fitoterápico não causa problemas de saúde. No entanto, sabe-se que os fitoterápicos, assim como todo tipo de medicação, podem levar a problemas sérios se não forem usados corretamente, em doses adequadas e sob a supervisão de um profissional.


Para aliviar os sintomas da Menopausa, a infusão de folhas de amora possui efeito positivo.


A amora, Morus Nigra L, é fruto da amoreira silvestre , uma planta medicinal com propriedades anti-inflamatória e antioxidante. Suas folhas podem ser utilizadas como remédio caseiro para tratamento de osteoporose e cólicas menstruais.


- Ajuda no emagrecimento

- Diminui inflamações

- Previne envelhecimento

- Alivia cólicas menstruais

- Ajuda no tratamento de infecções

- Diminui taxa de colesterol

- Auxilia no controle da pressão arterial

- Atenua calor / fogacho da Menopausa








Chá das folhas de amora: Usar 1 colher (de chá) de folhas secas da amoreira para 1 xícara de água fervente. Juntar as folhas de amora e a água fervida e deixar repousar por 10 minutos. Em seguida coar e tomar 2 xícaras por dia


Normalmente, chá e infusão de folhas de amora não apresentam contraindicações.


Porém, Toda indicação deve ser feita por profissional capacitado. Plantas também contém toxidade e podem causar prejuízos à saúde , se não forem usadas corretamente.


Cada mulher é ÚNICA e deve ser trada como única, de forma especial, nesta fase de transição de ciclo de vida . Com sua valiosa contribuição à sociedade, cada uma de formas diferentes, com histórias diversas , deve ser ouvida com respeito e gratidão.

É o início de uma nova jornada que ainda levará décadas, de acordo com novas expectativas de vida, tecnologia , autoconhecimento, autocuidados, informação. A longevidade aumenta ano a ano, e com isto também, novas formas de viver esta fase da mulher.


A Menopausa não é uma doença, é um processo saudável natural que envolve nossa mentes, corpos e espírito /energia. É possível que a mulher mentalize que o calor do fogo que sente, é energia transformada em poder autêntico.




A Menopausa é uma "iniciação, é a hora da mulher retomar e redefinir estes momentos de passagem em suas vidas, é um "portal " para ela mesma ( Cathy Skipper )


Sou grata pela inspiração e conhecimento aprendido, à Cathy Skipper,a quem tive o prazer de conhecer pessoalmente e participar de vivências de Aromaterapia , em São Paulo, durante o

lll Simpósio Internacional de Aromaterapia , em 2019, na Faculdade de Belas Artes de São Paulo.

Herbalista Aromaterapeuta ,inglesa treinada na França , é co-fundadora da Aromagnosis, junto ao seu marido, Dr. Florian Birkmayer.

Autora dos livros; " The Alchemy of Menopause" .The Journey of Stepping Into Our Power And Becoming Who We Truly Are. / "A alquimia da Menopausa"


From the bottom of my heart, my most sincere thanks to Cathy and Florian, for the inspiration in the magical, transforming and fragant world of Aromatherapy. Gratitude also, for having helped me to understand the true face and meaning of Menopause, a beatiful tranformation and empowerment moment of women lifes.


( Do fundo do meu coração, meus mais sinceros agradecimentos a Cathy e Florian, pela inspiração no mágico, transformador e perfumado mundo da Aromaterapia. Gratidão também, por terem me ajudado a entender a verdadeira face e significado da Menopausa,, um momento lindo e empoderador na vida das mulheres ).


Acompanhem também a autora acima citada, Cathy Skipper :

https://aromagnosis.com/

https://www.instagram.com/cathy.skipper/

Vamos conversar ? Fale comigo aqui , clique na aba contato deste site ou pelo Instagram.

Siga @expandircentrodebemviver


Fernanda Ornelas

Terapeuta Naturopata

Bach Practitioner Brz-2019-0206R

Mestre em Reiki , Praticante e Facilitadora das Barras de Access

EXPANDIR CENTRO DE BEM-VIVER









18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo