• Fernanda Ornelas

Depressão , o que é e como tratar pela Naturopatia ?

Atualizado: Abr 15


Tristeza e Depressão: diferenças


Depressão pode ser considerada uma desordem de humor. Infelizmente, e muito comum a confusão entre tristeza e depressão, inclusive por profissionais da área de saúde.


Tristeza é uma emoção natural do ser humano, diante de uma perda, de algo que causou incômodo, desagrado, decepção , saudade, perdas que podem ser diversas como luto, perda de emprego, bens materiais , separações . É uma reação afetiva diante de situações desagradáveis para determinada pessoa já que os seres humanos são semelhantes mas diferentes entre si portanto, o que causa tristeza para um pode não afetar o outro.


A manifestação da tristeza pode se apresentar por choro, desinteresse pelas atividades cotidianas e ou atividades prazerosas para a pessoa, inclusive, falta de prazer na própria existência.

O período de tristeza pode ser breve , por dias, ou por períodos maiores . A pessoa que sofre por tristeza , muitas vezes, não busca ajuda profissional e volta, aos poucos, a vida normal. Entretanto cabe salientar que o corpo possui memórias, guardamos em nós sentimentos, sensações que , aparentemente, se dissipam com o tempo mas que ficam marcadas em nós o que nos leva a considerar a busca por suporte emocional por terapias naturais que ajudem a equilibrar o emocional, o corpo e a energia vital.


Segundo Freud, médico neurologista e "pai da psicanálise", afirmava que a tristeza, embora envolva graves afastamentos daquilo que se diz atitude normal em relação a vida, não pode ser considerada como algo patológico. Em caso de luto, por exemplo, Freud recomendava que a pessoa vivenciasse a situação, sem intervenção , a fim de evitar sintomas patológicos posteriores, pelo acúmulo de emoções não digeridas.


A repressão da tristeza, de acordo com Freud, poderá causar danos posteriores, na somatização das emoções pelo corpo, gerando doenças , em algum momento da vida desta pessoa que reprimiu seus sentimentos, como a tristeza, por exemplo.


A depressão tem caráter de doença, fisiológica, inclusive , é uma doença psiquiátrica crônica e recorrente que produz uma alteração do humor com características como tristeza profunda, permanente , algumas sem razão específica, associada a sentimentos de dor, amargura, desencanto, desesperança, baixa autoestima e culpa, atreladas a distúrbios do sono e do apetite.


Até 2020, segundo a Organização Mundial da Saúde, OMS, estimava-se que o mundo teria em torno 350 milhões de Depressivos . Os quadros de depressão podem variar de intensidade e duração e se classificam em três graus: leves, moderados e graves.

A Depressão atinge pessoas de qualquer idade, inclusive crianças e adolescentes.




Sintomas da Depressão


  • Perda ou aumento de peso não intencional

  • Distúrbios do sono como insônia ou sonolência excessiva. Sono como fuga

  • Agitação ou apatia frequentes e por longos períodos

  • Fadiga ou perda de energia constante

  • Sentimento permanente de culpa e inutilidade

  • Dificuldade de concentração em atividades diversas

  • Ideias suicidas

  • Baixa autoestima

  • Alteração da libido

  • Desinteresse constante por realização de tarefas antes prazerosas

  • Irritação e mau humor constantes


Atenção!




Muitas pessoas com Depressão ou que apresentam características depressivas, podem esconder sintomas por comportamentos contrários ao padrão de alguem depressivo:

  • Sensação de responsabilidade esmagadora

  • Dificuldade em demonstrar sentimentos significativos

  • Perfeccionismo crítico e severo consigo mesmo (a)

  • Desejo de controle excessivo

  • Preocupação alheia

  • Focalização excessiva em atividades

  • Vergonha de si

  • Compulsão alimentar, em especial por doces

  • Tabagismo , álcool ou outras drogas, incluindo medicamentos

  • Sucesso profissional em detrimento das relações

  • Risos em excesso, comportamento alegre acima do habitual, sem razão

  • Hiponcondria ( quando se acredita possuir doença, geralmente séria, mesmo sem nenhuma evidência médica)

  • Pensamentos repetitivos e ruminantes, preocupações excessivas

Atenção: os sintomas acima ou alguns deles, de forma isolada , não podem ser determinantes para diagnóstico de Depressão , que deve ser realizado por profissional médico , devidamente habilitado para tal.


Como tratar a Depressão com ajuda das Práticas Integrativas Complementares?


A Depressão tem um caráter de "pedido de socorro" . Como já visto nos sintomas, existem mecanismos de fuga, gatilhos também e sinais através da raiva excessiva, irritação, padrões altos de exigências, pessoas que trabalham demais, sem descanso , além do acúmulo de emoções negativas por longos períodos o que irão gerar os desquilíbrios.


"Trate a pessoa , não a doença" Dr, Edward Bach


Dr Edward Bach , médico infectologista inglês que viveu no início do século 20, criador da Terapia floral, após anos de estudos concluiu que as doenças tem origem no desequilíbrio das emoções.


A Naturopatia trata pessoas, por meio de processos naturais, deixando que o próprio corpo reaja com a sua energia vital. Ao estimular as defesas naturais do corpo, é possível alcançar o equilíbrio e harmonia do corpo, da mente e da energia vital, enfatiza também a prevenção de doenças em geral, pela educação das pessoas, no autocuidado.


As Práticas Integrativas Complementares, terapêuticas utilizadas pela Naturopatia, não são alternativas e sim complementares . Em muitas situações, o tratamento pela medicina convencional também é indicado e ambos , a Naturopatia e a Medicina Convencional desempenham juntos o trabalho de cura.





A Terapia Floral é importante ferramenta em diversos processos de tratamento,

 Recomendado pela OMS, Organização Mundial de Saúde, desde 1976.


O sistema floral de Bach apresenta as seguintes características:


- Removem os bloqueios emocionais e mentais em sua raiz

- Atuam da superfície para a profundidade

- Não possuem contraindicação, qualquer pessoa de idades diversas podem tomar os florais.



Os Florais de Bach são eficazes na resolução da ansiedade e depressão , mas é importante procurar as causas que originam o transtorno para minimizar seus efeitos.


Crianças, jovens, adultos e idosos, todos podem ser vítimas deste mal que afeta grande parte da sociedade.


A terapia floral trata a pessoa para transformar questões:


- impaciência

-preocupação com o outro

-ajudar a buscar caminhos e propósitos

- melhora auto estima

- ajudam a tratar traumas e perdas, luto

- ajudam a tratar medos conhecidos ou desconhecidos

- pensamentos repetitivos que geram insônia

- culpas

- perfeccionismo

- ajuda a promover coragem para enfrentar os desafios

- promove ânimo e energia para a rotina




EXEMPLO : Os florais por exemplo não tratam a insônia mas a causa para que a pessoa , livre desta questão , durma melhor . Se a causa raiz da insônia for medo de adoecer , de morrer, ao tratar estas causas, os sintomas desaparecerão e a pessoa voltará a dormir.


Nas questões referentes à Depressão, é preciso tratar a (as ) CAUSA RAIZ. portanto, não basta tratar os sintomas e é justamente a proposta da terapia floral: TRATAR CAUSA DA ORIGEM do distúrbio.


Outra Terapêutica eficiente no combate à Depressão é a AROMATERAPIA


Os óleos essenciais eram usados no antigo Egito muito antes de Cristo para fins terapêuticos, beleza e bem-estar.

Muito antes de qualquer outro sistema , o cérebro humano já havia desenvolvido o sistema límbico, onde se encontra o OLFATO.


Os cheiros desde sempre foram um referencial de orientação do ser humano, tendo poderosa influência na nossa natureza emocional, agindo no nosso subconsciente.


Um óleo essencial, puro é extraído da planta, tem ação direta no corpo humano como ANTIBIOTICO, ANTIBACTERIANO, ANTI-INFLAMATÓRIO.



Apresentam funções calmantes, sedativas, entre outras.

SÃO VIVOS PORQUE TEM A ENERGIA VITAL DA PLANTA.


Diversos estudos comprovam sua eficiência, hoje óleo essencial de eucalipto , por exemplo, excelente antisséptico e bactericida tem sido usado em UTI de diversos hospitais nos Estados Unidos.

Em São Paulo, na unidade psiquiátrica do Hospital das Clínicas , pacientes recebem Aromaterapia em conjunto com os alopáticos .


O ÓLEO ESSENCIAL DE LAVANDA ( Lavandula Angustifollia ) É O MAIS INDICADO PARA DIMINUIR ANSIEDADE E TENSÃO, TAMBÉM EM CASOS DE DEPRESSÃO


Para quem tem dificuldade em dormir, desligue-se no máximo as 22 h, desligue celular , tv, tome um banho morno e massageie os pés com alguma gotas de óleo de LAVANDA ou faça um escalda pés e pingue na água em torno de 4 gotas do óleo essencial de lavanda.

A Lavanda relaxa, acalma, ajuda também a melhorar estados gripais, tosses, resfriados, dores de cabeça além de proporcionar bem-estar pelo perfume fresco e agradável à grande maioria das pessoas .


Os óleos essenciais cítricos são muito eficientes para proporcionar ânimo, disposição, vigor físico e muito usado por pessoas em estado depressivo. Os mais recomendados são: laranja doce, bergamota, limão, tangerina, grape-fruit. ( É muito importante o acompanhamento profissional para o uso correto do produto ).


Outras técnicas milenares , baseadas na Medicina Tradicional Chinesa, como a AURICULOTERAPIA , ou Acupuntura Auricular, baseia-se na teoria de que o corpo humano pode ser totalmente representado na orelha. Quando estimulamos os pontos corretos no pavilhão auricular, nosso corpo libera estímulos que ajudam a retomar o estado de equilíbrio.


Impulsos e comandos são enviados para diversas partes do corpo, pelos "canais " , meridianos como chamados pelos antigos chineses, que estão distribuídos pelo nosso corpo e são responsáveis na condução e distribuição de energia vital para todos os órgãos e vísceras.


Quando a doença física se manifesta significa que existem "bloqueios" nestes canais, o que torna necessário o desbloqueio dos mesmos através dos impulsos e comandos. Na Auriculoterapia, são usadas pequenas sementes , cristais ou micro agulhas para que estes comandos sejam dados ao corpo,




Outras Práticas como a CROMOTERAPIA , método baseado nas cores onde cada cor possui uma vibração energética diferente e, à medida que se propagam em algum ambiente, causam efeitos curativos ou calmantes nesse espaço. Vale lembrar que não é só a visão que absorve a energia de uma cor. Todo o organismo possui capacidade de perceber e receber os efeitos da Cromoterapia. A aplicação das cores pode ser feita, pela profissional habilitada , por meio do fluxo de luz de bastões canetas cromoterápicas. A profissional habilitada em Cromoterapia também poderá indicar outras formas complementares no uso de cores para o tratamento como no uso de roupas com determinadas cores, também no ambiente onde a pessoa resida ou trabalhe.


Os efeitos da Cromoterapia dependem da intensidade com que as cores são utilizadas.





Para o tratamento da Depressão, uma das cores indicada é a cor LARANJA ,é restauradora e regeneradora, ajudando na recuperação emocional. É a cor da coragem, da reconstrução.


A cor AMARELA é a cor da alegria. Estimula a criatividade e a comunicação.

Ajuda na aprendizagem e ativa a mente para novas ideias. Por estar associada à luz do sol, transmite energia, luz e calor. É muito indicada para uso em pessoas com diagnóstico de Depressão




Os Fitoterápicos são eficazes também em tratamentos de Depressão, sempre utilizados com orientação profissional e NUNCA como método alternativo, somente. Importante o fato de que, pelo fato de serem naturais , não os eximem de toxidade se usados em excesso ou de forma incorreta.



Infusões ou tintura de Erva-de-são-joao ( Hypericum perforatum ) , por exemplo, é uma planta medicinal que possui propriedades antibacterianas, antifúngicas, antioxidantes e também antidepressivas porém, podem surgir reações alérgicas e outras se não indicada corretamente por profissional qualificada(o).


A doença é fruto de uma sucessão de experiências estressantes acompanhadas por uma fragilidade do mecanismo de proteção do corpo.


Para aliviar ansiedade ,muito frequentemente associada à depressão ,precisamos também mudar o foco e direção dos nosso pensamentos e atitudes.


Buscar propósitos e objetivos de vida aliviarão os sintomas de ansiedade além de nos valorizar, buscar nos conhecer ,com nossas imperfeições . Vamos cuidar da “nossa casa interna “!

Manter o equilíbrio mente, corpo, alma é além de tudo, ter alegria, paz interior e energia pra viver.


”Por trás de toda a doença que nos aflige, repousam nossos medos, ansiedades, desejos, gostos e desgostos. Vamos procurá-los e curá-los e assim desaparecerão” Dr. Edward Bach


( A Medicina Natural , a Naturopatia é Complementar e Integrativa e pode NÃO substituir tratamentos médicos convencionais )


Para saber mais, trocar ideias comigo, clique na aba de "contato" deste site e vamos conversar.

Siga o Expandir Centro de Bem-viver no instagram @expandircentrodebemviver


Fernanda Ornelas

Terapeuta Naturopata

Bach Practitioner Brz-2019-0206R

Mestre em Reiki, Praticante e Facilitadora das Barras de Access

EXPANDIR CENTRO DE BEM-VIV ER










46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo