• Fernanda Ornelas

Enxaqueca, como melhorar com tratamentos naturais

Atualizado: Abr 15



O QUE É ENXAQUECA?


Além de uma dor de cabeça forte . Estudada há mais de 2 mil anos, muita literatura já foi escrita a respeito.


Já foi definida como doenças incapacitante , cefaleia, doença crônica onde enfatiza-se os sintomas e reações apenas como visão turva, vômitos e enjoos, sensibilidade à luz , sons e cheiros.


Muitas vezes confundida com outras cefaleias, a enxaqueca é um tipo de dor de cabeça que costuma provocar dores unilaterais e latejantes, segundo definição clássica pela Medicina Convencional.


Cefaleias são de curta duração, ao contrário das Enxaquecas. O diagnóstico correto cabe ao médico, de acordo com exames realizados para investigação.


Até 1980, a dor de cabeça era considerada um distúrbio vascular.


As crises podem ser frequentes e até diárias conforme literaturas médicas e, pouco foi feito em relação à cura ou busca real e efetiva das causas da enxaqueca desde os primeiros casos.


Diversas descobertas fisiológicas e farmacológicas foram realizadas desde 1970 porém ainda tratam -se os sintomas, de forma geral entretanto, a grande maioria das pessoas que sofrem de enxaqueca somente aliviam a dor com o consumo de analgésicos ou seja, apenas os sintomas são tratados e não a verdadeira causa.


Segundo fonte do Hospital Albert Einstein, de São Paulo, a enxaqueca atinge 15% da população brasileira. Mais frequente no público feminino . A região sudeste possui em torno de 30% das mulheres que sofrem com as crises e é uma das principais causas de falta ao trabalho.


Uma abordagem da Enxaqueca, segundo a Metafísica da Saúde, nos remete a outros mais complexos níveis do conhecimento científico. Além dos aspectos fisiológicos, existe um outro nível, mais complexo ainda mais pela subjetividade com que é constituída a psique humana,



CAUSAS DA ENXAQUECA e SINTOMAS


Inicialmente, também as causas não são totalmente conclusivos como:


- Alto consumo de laticínios e chocolates

- Tabagismo

- Ingestão de álcool em excesso

- Deficiências hormonais

- Ingestão de embutidos, café e adoçantes com aspartame

- Excesso de exposição ao sol

- Falta ou excesso de sono

- Exposição exagerada a odores fortes ou específicos


Recentemente, algumas linhas da Medicina Convencional admite que a Depressão, as Ansiedades e outros transtornos de humor podem levar à crises de Enxaqueca.


Não existem exame clínico específico para detecção da Enxaqueca e sim uma análise clínica geral.


Como sintomas físicos temos:


- Desejo anormal por chocolates e outros alimentos

- Alteração significativa de humor

- Cansaço e bocejos persistentes

- Retenção de líquidos

- Embaçamento da visão

- Dores Unilaterais na cabeça - Náuseas

- Sensibilidade a barulhos, cheiros e luz

- Dores musculares e fadiga



A Metafísica não desconsidera os aspectos fisiológicos mas agrega conhecimento para se ter visão mais ampla dos processos de manifestação da vida, refere-se a algo que está além do físico compreendendo as esferas psíquicas, emocionais , energéticas, sentimentais.


A sincronicidade ente o conflito psicoemocional com o desenvolvimento das doenças estende-se além do propósito do copo, no qual ocorre a evolução das doenças.


Os agentes físicos causadores das doenças precisam ser combatidos e este papel vem sendo desempenhado pela Medicina Convencional.


O uso de medicamentos, principalmente os analgésicos, se tornaram rotina na vida das pessoas que se acostumaram e preferem, muitas vezes, tomar um remédio para aliviar a dor momentânea a refletirem que algo não está bem. O uso abusivo destas substâncias, inclusive, provocam efeitos colaterais diversos prejudicando então, outros órgãos e sistemas em nosso corpo físico e, muitas vezes, também no nosso emocional e mental.


De acordo com aspectos psíquicos e emocionais , pela Metafísica, algumas causas são fundamentais para o surgimento da Enxaqueca:


- Extrema ansiedade por motivos diversos

- Preocupações excessivas

- Pensamentos possessivos, ruminantes , congestão mental


Pessoas que sofrem pelas questões acima possuem grande propensão em sofrer de Enxaqueca. Exigem poder sobre as situações, controle . Dificilmente deixam que livre o fluxo dos acontecimentos além de sentirem enorme desejo de agradar os outros, sendo úteis, consequentemente , seguras.


Planejadoras, organizadas, incluem pessoas em seus planos sem prévia consulta e se sofrem rejeição , se decepcionam. Preocupam-se muito com o outro e sofrem por isso. São pessoas dedicadas e gostam de que tudo seja do seu jeito.


Preocupam-se de tal maneira que podem chegar a perder a alegria de viver pois perde o "sabor" os prazeres da vida porque não relaxa, não aprecia já que sua mente está em atividade constante remoendo preocupações.



COMO TRATAR ENXAQUECA E CEFALEIA PELA NATUROPATIA


Naturopatia é mais que a aplicação de terapias e sim uma filosofia de vida e seu princípio é tratar pessoas por meio de processos naturais, deixando que o próprio corpo reaja com a sua energia vital.


Ao estimular as defesas naturais do corpo, é possível alcançar o equilíbrio e harmonia do corpo, da mente , emoções e da energia vital com o restabelecimento do estado de saúde e bem-estar do ser humano.


Todos os distúrbios têm origem no desequilíbrio emocional. É fundamental tratar a CAUSA RAIZ das questões causadoras destes distúrbios.


É importante o autoconhecimento, a manifestação do potencial interno. Também é vital aprender a confiar na vida, no outro, não desperdiçando energia em vão, valorizando mais a vida em suas nuances.


O processo de transformação de atitudes , hábitos arraigados e comportamentos cristalizados é possível e pode ocorrer de forma gradativa desde que seja o real desejo da pessoa.


Complementarmente a tratamentos médicos, se necessários, as Práticas Integrativas Complementares são muito eficazes neste processo de autoconhecimento e mudança de padrões porque buscam e tratam a causa raiz


TERAPIA FLORAL


A terapia floral trata a pessoa para transformar questões, de forma sutil, sem contraindicações porque os Florais NÃO são medicamentos.


Os florais são compostos extraídos das flores. São indicados para tratar as nossas emoções e para ajudar a equilibrar disfunções comportamentais e mentais.

Por fortalecer a relação entre mente e corpo, os florais são substâncias que complementam tratamentos de saúde convencionais e também auxiliam na prevenção de doenças ao equalizar questões relacionadas à personalidade, e não às condições físicas.


O médico inglês, Dr Edward Bach, desenvolveu as essências florais porque acreditava que fatores psicológicos, mentais, emocional são causadores de doenças.


É possível tratar as causas que levam as pessoas à comportamentos que causem a Enxaqueca e Cefaleia como:


- impaciência

-preocupação com o outro

-ajudar a buscar caminhos e propósitos

- melhoram auto estima

- ajudam a tratar traumas e perdas, luto.

- ajudam a tratar medos conhecidos ou desconhecidos

- pensamentos repetitivos e ruminantes

- culpas

- alta exigência consigo mesmo (a)


A posologia é simples porém são necessárias indicação e acompanhamento corretos por profissional certificada (o ) e habilitada (o) . A Terapia floral é realmente simples mas requer escuta, conhecimento profundo das essências para a eficácia do tratamento, o uso incorreto não trará resultados portanto, não basta a mera ligação das essências à questão a ser tratada.



AROMATERAPIA


Muito além do cheiro agradável no ambiente , nossos nervos olfativos levam a mensagem, de forma direta para o cérebro e a sensação de prazer é imediata e o contrário é verdadeiro.



Indicados para ajudar no combate de depressão e ansiedade, os óleos essenciais cítricos são eficazes como laranja doce, limão, bergamota, tangerina, grapefruit. Podemos pingar 3 gotas no difusor com água para sentirmos mais alegria , ânimo, disposição, entusiasmo.



Óleo essencial de Lavanda ( Lavandula Angustifollia ) , a lavanda francesa acalma, relaxa, além de ajudar contra dores de cabeça e resfriados. Escalda pés com gotas do óleo essencial de lavanda promove profundo relaxamento. Ótimo recurso para promover o sono tranquilo.


Óleo essencial de Eucalipto ( Eucalyptus Globulus ) : assepsia , sensação de frescor e bem-estar. Poderoso óleo bactericida ajuda a combater dores de cabeça, inclusive as Cefaleias e Enxaquecas. Inalar 3 gotas em uma bola pequena de algodão ou em stick, pequeno inalador manual pessoal ( melhor forma ) ou usar em difusor no ambiente.





MEDITAÇÃO


Técnica oriental milenar e simples que permite conduzir a mente para um estado de calma e relaxamento através de métodos que envolvem postura e focalização da atenção para atingir tranquilidade e paz interior, trazendo diversos benefícios como redução do estresse, ansiedade, insônia, melhora imunidade , memória, além de auxílio para a melhorar o foco e a concentração.

Meditar deve ser hábito diário. Todos os seres humanos podem meditar, em qualquer lugar, basta ser e estar presente.


Alguns minutos de prática diária são suficientes para que você sinta os benefícios da meditação.


Somos os responsáveis pelo nosso bem-estar interno e externo.


Somos o que consumimos, o que lemos, comemos, vemos, ouvimos.


As Práticas Integrativas Complementares assim como também as técnicas exibidas neste texto não dispensam tratamentos médicos.


É recomendada a busca de orientação profissional antes do uso das Práticas e técnicas apresentadas.


( A Medicina Natural , a Naturopatia é Complementar e Integrativa e pode NÃO substituir tratamentos médicos convencionais )


Gostou do tema, do texto? Podemos conversar. Entre em contato comigo e tire suas dúvidas clicando na aba " contato" deste site.


Fernanda Ornelas

Terapeuta Naturopata

Bach Practitioner Brz-2019-0206R

Mestre em Reiki , Praticante e Facilitadora das Barras de Access

EXPANDIR CENTRO DE BEM-VIVER






17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo