• Fernanda Ornelas

FLORAIS DE BACH PARA EMAGRECER? EXISTEM FLORAIS PARA ANSIEDADE E PREOCUPAÇÕES?

- O que são Florais?

- Florais, Fitoterapia, Aromaterapia e Homeopatia são similares? Quais diferenças?

- Como agem ?

- Os Florais podem ser tomados por qualquer pessoa? Tem contraindicações?

- Quais os benefícios e resultados após tomar Florais?

- Florais podem ser usados para emagrecer?

- Ajudam a tratar ansiedade? Aliviam preocuapações?

Foto acima se refere à flor MIMULUS, um dos primeiros dos 12 curadores do Dr Bach, inspira a coragem, encontrado entre 1928 e 1930, no Reino Unido.


A razão do fracasso da medicina moderna está no fato de ela se ocupar dos efeitos e não das causas. Por muito tempo, séculos, a real natureza da doença foi ocultada pela aspecto superficial do materialismo .


Segundo o Dr Edward Bach : "A doença é o derradeiro efeito produzido no corpo, o produto final de forças profundas desde há muito em atividade e , mesmo quando o tratamento material sozinho parece bem sucedido, não passa de paliativo, a menos que a causa real tenha sido suprimida" .


A Medicina Convencional, por interpretar de forma errônea a verdadeira causa da doença e, por fixar toda a atenção no corpo físico, tem aumentado o poder da doença, desviando a atenção das pessoas da verdadeira origem da enfermidade, conforme cita o próprio Dr Bach, em seu livo " Os remédios Florais do Dr, Bach" , Ed Pensamento, 2006, 19° edição.


Dr Edward Bach foi um médico inglês, Bacteriologista, Patologista, Imunologista , Herbalista, que viveu no início do século XX e , por seu grande amor `a Humanidade e interesse em aliviar o sofrimento das pessoas, criou o sistema de Florais que leva o seu nome.


Era grande observador do comportamento humano, procurava na natureza as plantas que pudessem ajudar os desequilíbrios de atitudes vitais.


Dr Bach foi um cientista que se voltou para ajudar quem sofria, transformando e libertando as pessoas de seus sofrimentos interiores .Pela observação externa dos comportamentos humanos, também, chegou nas flores que tinham a qualidade de cura.


Após seus primeiros contatos com o conhecimento de Hahnemann, o fundador da Homeopatia, passou a estudar as atitudes mentais de seus pacientes diante da vida, do meio ambiente e suas doenças, buscando no campo, o remédio que curaria além dos corpos, as perspectivas mentais.


O Dr Bach desenvolveu 38 essências florais cujo método de preparação é mantido até os dias atuais pelo próprio Bach Centre e farmacêutica secular, Nelson´s, todos sediados na Inglaterra.

O que são Florais?


Florais são essências extraídas de flores que atuam no equilíbrio do ser humano nos aspectos emocionais, mentais, físicos. Agem de forma sutil , vibracional , sem causar dependência ou interferir em outros tratamentos médicos, inclusive alopáticos.

NÃO são contém fármacos, drogas, portanto ,não causa reações adversas.


Quem pode pode tomar Florais?


Crianças, idosos, qualquer pessoa pode se beneficiar do uso da Terapia Floral, inclusive animais. Diversos estudos já realizados, também mostram que animais reagem muito bem após o uso das essências florais em casos de ansiedade generalizada, irritação, medos.


Como são feitos os Florais ?


O processo de preparação é simples, sutil. Flor é a essência da própria Natureza. Usam-se dois métodos : solar e fervura,


Qual diferença entre Florais, Fitoterapia, Aromaterapia, Homeopatia?


A Terapia Floral é única e se diferencia de outros processos de cura como a Fitoterapia que é uma técnica que estuda as funções terapêuticas das plantas para tratar doenças, assim como a Aromaterapia , uma técnica natural que usa o aroma e as partículas liberadas por diferentes óleos essenciais para estimular diferentes partes do cérebro e tratar diversos distúrbios além de promover o bem-estar. A Homeopatia é uma ciência criada pelo médico alemão, Samuel Hahnemann há mais de 200 anos atrás para restabelecer o equilíbrio vital do ser humano e tratar diversas doenças , trata o ser humano de forma integral, considerando também as características pessoais de cada indivíduo, o que chamou a atenção do Dr. Bach para o início de suas pesquisas com as essências florais.


A indicação de toma dos Florais é simples mas requer que seja seguida , corretamente, assim como a origem das essências é vital para o sucesso no tratamento, ou seja, o uso de essências de boa qualidade como as produzidas pelo Bach Centre e Nelson´s assim como as produzidas pelo sistema Healing, também na Inglaterra e distribuídos para inúmeros países, incluindo o Brasil.




A Terapia Floral é muito mais que uma terapia natural para tratar questões superficiais e sintomáticas mas um processo de autoconhecimento. Questões breves e pontuais podem ser tratadas como medos específicos, falta de energia , desânimo e falta de vitalidade até razões camufladas em processos de Depressão e Pânico, a busca por propósitos de vida , medos desconhecidos, traumas profundos ou não.


Os Florais transformam, acionam os mecanismos internos já existentes em cada pessoa, trazem leveza e bem-estar. Trazem o lado positivo da vida, a fé , a coragem , iniciativa, força e vigor e nossas qualidades natas. Ajudam a resgatar nossa natureza original, nossa própria ESSÊNCIA.


Florais podem ser usados para emagrecer?


Os Florais tratam a causa e não o sintoma portanto, Florais não são usados com a finalidade de emagrecimento porém , o mesmo pode ser CONSEQUÊNCIA do equilíbrio da pessoa que precisa ou quer emagrecer.


Somos seres individuais, cada um de nós possui vivências diferenciadas, experiências, características pessoais e biológicas distintas portanto, cada um precisa ser visto e tratado também de forma individual.


Podemos moldar nosso comportamento, pensamentos, nos aperfeiçoar porém , nossa individualidade permanece.


Toda cura é um processo de autoconhecimento.


Ao tratar a causa raiz, eliminamos as limitações que impedem que o objetivo seja alcançado.


A obesidade, o sobrepeso estão ligados, também, à autoestima, muito além de fatores genéticos, alimentares, tão somente. É preciso analisar o que , realmente, está por trás do peso em excesso, da compulsão alimentar, por exemplo, da falta de energia e determinação para iniciar um processo de emagrecimento.


Em muitas situações, o emagrecimento NÃO acontece por diversas causas como:


- Autossabotagem

- Culpas

- Rejeições

- Traumas e perdas

- Conflitos e preocupações

- Depressão

- Medos

- Falta de fé em si, na vida e nas pessoas.



A compulsão alimentar, por exemplo , é considerada um distúrbio alimentar com o consumo exagerado de alimentos com ou sem a presença da fome ou de qualquer necessidade física de alimentos. Ocorre a perda de controle sobre o que está sendo ingerido.



Como pano de fundo da compulsão alimentar, encontramos diversas características acima relacionadas. Consumir fármacos, suspender alimentação ou criar drásticas privações ou mudanças repentinas nos hábitos alimentares NÃO trarão resultados eficazes e saudáveis para a pessoa que deseja ou precisa emagrecer.


Também a inexistência de estímulos ou disposição para o início de um processo de reeducação alimentar , rotina de exercícios físicos são fatores determinantes para o sucesso .


O desejo por doce, em especial, pelas mulheres podem significar a tentativa de acalmar as emoções, buscando a compensação e preenchimento interior pelo falso prazer do açúcar.



Os Florais auxiliam a pessoa ,que deseja emagrecer, a acreditar e ter fé em si mesma, em aceitar sua condição, seu corpo, a ter mais energia até mesmo para iniciar o processo assim como lidar melhor com traumas vividos, culpas, coragem para enfrentar seus medos , transformando o negativo em positivo, por consequência, o emagrecimento acontece, de forma NATURAL.



Os Florais tratam Ansiedade e Preocupações ?


O Brasil está no topo do ranking de países quando se relaciona as taxas desse distúrbio, com 9,3% da população (WHO, 2017).


Ansiedade é um termo amplo, é um estado de preparação de preparo para enfrentar "um perigo" .As respostas dependem das estruturas cerebrais deste processo de informações que envolvem também no equilíbrio de substâncias químicas , os neurotransmissores que, desequilíbrio causam respostas ansiosas inadequadas .


- Preocupação excessiva e persistente

- Ruminação de pensamentos negativos

- Comportamentos que afetam a rotina das pessoas

- Respiração irregular e acelerada

- Palpitações e formigamentos


PREOCUPAÇÃO: ocupar-se de algo , previamente, PRÉ ocupar. Muitas vezes é o sofrimento por antecipação ou a criação de fatos e histórias mentais que nunca aconteceram onde pensamentos negativos permanecem na mente por todo o dia e noite, muitas vezes causando insônia.


Ambos : ANSIEDADE e PREOCUPAÇÃO estão, fortemente, interligados.



A Preocupação pode ser considerada uma das "mães" da ANSIEDADE. Uma das principais causas da Ansiedade é o fato de se preocupar, em excesso, tornando o ato, um tormento mental trazendo consequências para o próprio corpo físico.


As essências florais agem tratando a causa da preocupação:


- Medo de algo de ruim acontecer com familiares

- Medo de doenças, acidentes, perda de sustento financeiro ou até mesmo de ir ao dentista.

- Pensamentos repetitivos e perturbadores que levam a paz e trazem o tormento diário.

- Inadequação social, aceitação do seu corpo, de si mesmo, da vida como é.

- Enfretamento da solidão ou a necessidade de interação social para pessoas retraídas.

- Traumas mal resolvidos como morte, doenças, situações doloridas vividas há anos ou recentemente. Lutos.

- Dificuldade para enfrentar situações por falta de fé em si mesmo (a).


As questões podem se misturar, a preocupação também pode ser a consequências de situações mal resolvidas que afetam a vida da pessoa.



LARCH sua essência floral é indicada para pessoas que não se consideram boas o suficiente ou capacitadas tanto quanto os que a cercam. Não se arriscam porque não acreditam que terão êxito.


Auxilia no desbloqueio da nossa autoconfiança, de nossas capacidades para descobrirmos nosso potencial além das capacidades como intuição, percepção.


Aceitar que todas as experiências de vida fazem parte do nosso crescimento


" Sonha o que te atrevas sonhar

Veja onde queres ir.

Seja o que queiras ser.

Viva."

Fernão Capelo Gaivota



A Terapia Floral deve ser conduzida por profissional capacitado(a) e certificado (a) já que o sistema Floral , apesar de simples na sua natureza e produção, é complexo já que tratam de seres humanos .


Os( As ) profissionais certificadas e registradas pelo Bach Centre são treinados (as) com rigor em diversos aspectos como na "escuta" da pessoa que está à sua frente em busca de ajuda, na interpretação, leitura das queixas para a indicação correta das essências. Não se trata de um cardápio de essências, apenas, para sentimentos ou emoções específicas. Estes (as ) profissionais possuem , além de tudo , código de ética severo e seguem as especificações estabelecidas pelo próprio Dr Bach.


TERAPIA FLORAL NÃO É TERAPIA ALTERNATIVA , É TERAPIA COMPLEMENTAR


Para saber mais sobre o tema Ansiedade, veja , aqui mesmo neste blog , o tema "Ansiedade 2021, como tratar Ansiedade ?"


”Por trás de toda a doença que nos aflige, repousam nossos medos, ansiedades, desejos, gostos e desgostos. Vamos procurá-los e curá-los e assim desaparecerão” Dr. Edward Bach


( A Medicina Natural , a Naturopatia é Complementar e Integrativa e pode NÃO substituir tratamentos médicos convencionais )


Você gostou do tema? Tem dúvidas? Vamos conversar? Clique na aba "contato" aqui deste site e fale comigo. Eu sou Praticante certificada pelo BACH CENTRE da Inglaterra, criado pelo próprio Dr Edward Bach.

Aproveite e siga @fernandadeornela no instagram e @expandircentrodebemviver


Agradeço às mestras:


Dra Carmen Monari https://www.institutobach.com.br/site/conteudo/pagina/1,1+O_Instituto.html


Dra .Maria Aparecida das Neves

@mariaaparecidaprofissional


Dra Katia Carvalho

www.floraisdebachcursos.com.br


@thebachcentre

www.bachcentre.com



Fernanda Ornelas

Terapeuta Naturopata

Bach Practitioner Brz-2019-0206R

Mestre em Reiki , Praticante e Facilitadora das Barras de Access

Idealizadora do EXPANDIR CENTRO DE BEM-VIVER






10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo