• Fernanda Ornelas

Influência do ambiente externo sobre o ser humano

Atualizado: Abr 15



Por que sentimos prazer em estar em alguns lugares e mal estar em outros? Somo como antenas.


Como aumentar nossa produtividade , foco, concentração , em nossa casa ou ambiente de trabalho ?


Um local harmônico pode ajudar no relaxamento, proporcionar melhor sono e descanso.


Cores influenciam ou perturbam nosso ânimo?


A harmonização de ambientes age contra ou a nosso favor.


O nosso ambiente , nosso ecossistema controlado por fatores internos e externos precisam estar em plena comunhão, em equilíbrio.

Podemos gozar de saúde física e emocional plenas , mente pacificada mas, se vivemos, trabalhamos num ambiente opressor , confuso, desorganizado, sujo, nossa saúde , de forma pontual ou geral , poderá ser afetada.




O que nos mantém vivos?


ENERGIA ( Prana para os indianos, Qi ou tchi , também para os orientais ). Energia mais sutil que o ar, a energia essencial que está em tudo , em todo o Cosmos, calor, luz, eletricidade, magnetismo, são manifestações de energia. É a força primordial da vida.


Todos os corpos , de acordo com comprovações científicas, emitem radiação na forma de ondas.


Vibrações nos rodeiam e estimulam nosso sistema nervoso , estas vibrações são conduzidas para o cérebro onde ficam registradas em nosso inconsciente....


Tudo vibra, tudo irradia no Universo .


A sensação de estar num local pode ser pesada ou leve, a presença em um cemitério é pesada, visitar um local onde, no passado, existiu uma senzala pode causar mal estar .


Ambientes escuros e sombrios trazem pesar e opressão, sofrimento. Aglomerações como uma passeata com pessoas aos gritos de ódio e xingamentos trazem energia negativa.


Ao contrário, sensação agradável vamos sentir ao estar num jardim florido, numa celebração pela paz, entre familiares queridos, num templo religioso da nossa fé, diante de um cenário calmo e contemplativo.


Energia Sutil


Conjunto de formas de energia não estudadas pela Ciência tradicional mas aceitas por radiestesistas como pressupostos válidos para explicar determinados efeitos no campo físico.


A radiestesia é o “ sentir esta energia “ chamada, é estudada desde a antiguidade mas somente no século XlX é que foi estudada com profundidade.


Não cabe aqui entrarmos em detalhes deste assunto super vasto e rico mas quero mostrar como esta questão energia é parte de nós, nosso corpo, mente e nosso ambiente.


Por uma prancha radiestésica é possível prospectar e avaliar pessoas, terrenos, casas e complementar diagnósticos.


É possível também o uso de pêndulos, aurímetro, gráficos, bússola, mesa radiônica e outros.


Na França, por exemplo, é muito comum um radiestesista ser contratado por uma familia ou empresa que pretende construir um imóvel num terreno que irá analisar se neste local existem energias prejudiciais como energia telúrica.


Energia Telúrica: O termo Telúrico vem do latim tellus que significa Terra


Origina-se no interior ou centro da Terra.


As energias telúricas são foco de estudo da geobiologia.


O termo se refere à qualquer energia emanada do subsolo terrestre. A energia Telúrica (do Latim, tellus) pode ser benéfica ou nociva ao homem, embora geralmente o termo seja aplicado em seu sentido negativo como local com terreno sobre um poço artesiano, lenços freáticos, construção de uma casa onde havia um depósito de lixo no local, assim como:


- Falhas no terreno


- Água subterrânea ou aquíferos


- Cavernas e galerias subterrâneas


- Veios de metais


- Poço e tubulações


Podem ocorrer no local ondas nocivas. Morar ao lado de uma torre de transmissão, de alta radiação não é recomendado. A ciência não comprova 100% mas, existem estudos sérios sobre os danos no corpo físico inclusive provocados pelas ondas emitidas pelas torres de transmissão para celulares, por exemplo.


É preciso ter atenção antes de alugar , comprar uma casa/ residência para morar. É importante investigar a região, o passado do imóvel.


Dentro de casa, devemos evitar também :


- Relógio Parado (colocar para funcionar ou tirar da casa)


- Objetos antigos e livros que não sabemos a procedência ( se os temos , existem maneiras de “ limparmos” os mesmos )


- Roupas de Brechó trazem campos magnéticos de outras pessoas. É possível limpa-las


- Presentes, objetos que não conseguimos usar


USAMOS GRÁFICOS RADIESTÉSICOS PARA CORRGIR ESTAS QUESTÕES


Exemplo de Correção: Colocar objeto , no mínimo, 20 minutos no gráfico

desimpregnador.


O Pêndulo é um instrumento muito utilizado na Radiestesia, podendo ser de madeira, cristal,

São os movimentos do pêndulo que permitem ao radiestesista a análise dos fatores energéticos.


A função deste instrumento não é captar energias mas sim mostrar ao operador o que está sendo captado pela mente do mesmo, da mesma forma que a agulha de uma balança não pesa a pessoa, mas indica o peso calculado pelo mecanismo da balança.


É muito usado também para verificar o alinhamento energético dos centros de força de cada pessoa, os chakras.


Como ter ambientes a nosso favor ?


O FENG SHUI é uma ciência antiga praticada na China há mais de 4 mil anos e estuda a relação do ambiente e nossa relação com o mesmo.


FENG SHUI

SIGNIFICA VENTO E ÁGUA QUE SÃO DUAS FORMAS DE VIDA FUNDAMENTAIS.



( figura de um Baguá )


O Feng Shui surgiu nas planícies agrícolas chinesas há aproximadamente 4.000 anos


Existem diversas escolas, filosofias , de Feng Shui, aqui abordamos a mais ocidental de todas as escolas : Chapeu Preto.


Muitos arquitetos usam esta técnica no Ocidente.


O Baguá, símbolo acima possui o símbolo yin yang no centro , as forças opostas que se equilibram

Ele é uma figura de 8 lados dividido em 8 situações relacionadas com áreas de nossas vidas: saúde, trabalho, criatividade, família, prosperidade, sucesso, relacionamento, amigos.


Uma das formas de uso do Baguá é colocá-lo sobre a planta de uma casa e identificar, nesta planta, cada uma das áreas acima e potencializar ou curar falhas que existam para a harmonia das pessoas e do ambiente do local.


O Baguá também está relacionado com os 5 movimentos : água , terra, fogo, metal e ar.


Exemplo : o fogão de uma cozinha ( fogo simboliza a prosperidade, tem relação com a cor vermelha, ) se estiver ao lado de uma pia, por exemplo, a água apaga o fogo então, o que pode ser feito para sanar este problema?

Existem CURAS pra tratar o que está em desarmonia nos ambientes como espelhos, plantas.


Colocar um vaso de planta entre ambos ou um objeto de madeira.


Pessoas com rinite e sinusite melhoraram dos sintomas depois que mudaram suas camas de lugar. Antes com a cabeceira ao lado de uma parede para um banheiro onde estava a pia com vazamento .


Todos os casos e situações precisam ser avaliados, de forma individual, e mais abrangente não sendo esta técnica a única para diagnosticar problemas de saúde em geral .


Algumas medidas úteis para manter harmonia num ambiente:


- Em banheiros: manter tampa dos vaso sanitários fechada, porta fechada e ralos tampados.


- Não acumular objetos, preferível a doação, venda daquilo que não há mais uso. Além da obtenção de mais espaço para o novo MINIMALISMO, que não é moda , é uma volta do ser humano a sua essência, quando vivia com muito menos recursos que hoje trazem amplitude, paz e bem-estar.


- Não manter em casa objetos quebrados, umidades, objetos rasgados, lascados, isto tudo remete à EXCASSEZ e todos desejamos prosperidade . Não é necessário luxo mas não o desleixo.


- Cuidado com bagunça que gera a estagnação


O reflexo de pessoas cuja vida está em desordem tem forte relação com a própria casa em desordem, também.


Não se trata de superstição. Um ambiente LIMPO, em todos os sentidos, traz paz, relaxamento, aumenta a criatividade, melhora a convivência entre as pessoas. Até pensamentos negativos de dissipam.


Água parada gera mosquitos, ao contrário da água em movimento


Como a Naturopatia podem ajudar nesta harmonização indivíduo x ambiente ?



Cores, Aromas, Sons em equilíbrio + Corpo, Mente e Energias


Cromoterapia : tratamento complementar que utiliza ondas emitidas pelas cores atuando em células do corpo e melhorando o equilíbrio entre o corpo e a mente, sendo que cada cor apresenta uma função terapêutica diferente.

A Cromoterapia ajuda a termos ambientes mais saudáveis, dormir num quarto pintado de azul claro traz paz e relaxamento.

Muitas clínicas de saúde e hospitais usam a cor verde clara . O verde é limpeza e assepsia. .Quarto verde claro para crianças é muito indicada porque traz calma e tranquilidade.


A área social indica uso da a cor amarela para trazer amigos e harmonizar a convivência interpessoal.


Restaurantes como Mcdonald's usam cores vermelha e amarela para despertar apetite aos clientes. Cores mais usada em restaurantes, cores laranja e terrosas.


Um local de trabalho precisa trazer harmonia entre as pessoas, as paredes até podem ser brancas como numa residência mas o branco por si só é frio, é indicado o uso de quadros alegres, coloridos, móveis em bom estado , em funcionamento.

É recomendado evitar o uso de cores escuras nas paredes porque oprimem e estressam, dependendo do tom.


Música: Parece clichê mas o que ouvimos é capaz de mudar nosso estado de espírito. Se ouvirmos uma música com letra triste a tendência é de despertar tristeza em nós. Para nos manter calmos, é indicado ouvir músicas relaxantes , suaves. Nosso cérebro obedece TODOS OS NOSSOS COMANDOS . Temos uma antena que capta TODOS OS SINAIS AO NOSSO REDOR.


Muito além do nosso sistema sensorial, onde captamos pelo cheiro, tato, etc , temos um roteador de wifii dentro de nós , a glândula pineal, alvo de estudos no meio científico desde DECARTES.

Intuição? Sensibilidade ?

Não precisamos reformar o imóvel completamente basta usar a criatividade e jogar fora o que está desgastado e fora de uso, deixando livre os espaços , melhorando a circulação . é possível o uso de espelhos e plantas mas plantas vivas, bem tratadas . Plantas mortas, secas devem ser descartadas.

Lírio da paz é uma planta ótima pra se ter dentro de casa.

Também muito indicado o cultivo do manjericão , ótimo para manter o sistema imunológico de maneira geral além de reduz o estresse.


Aromaterapia: muito além do cheiro agradável no ambiente , nossos nervos olfativos levam a mensagem, de forma direta para o cérebro e a sensação de prazer é imediata e o contrário é verdadeiro.



Indicados para ajudar no combate de depressão e ansiedade, os óleos essenciais cítricos são eficazes como laranja doce, limão, bergamota, tangerina, grapefruit. Podemos pingar 3 gotas no difusor com água para sentirmos mais alegria , ânimo, disposição, entusiasmo.




Óleo de Lavanda ( Lavandula Angustifollia ) , a lavanda francesa acalma, relaxa, além de ajudar contra dores de cabeça e resfriados. Podemos usar este aroma para manter o ambiente harmônico e tranquilo usando gotas deste óleo em um difusor . Escalda pés com gotas do óleo essencial de lavanda promove relaxamento.


Alecrim : 3 gotas com água no difusor para melhorar concentração. Um vaso de alecrim é muito recomendado para se ter em casa ou no ambiente de trabalho.


Eucalipto : assepsia , sensação de frescor e bem-estar. Podemos usar 5 gotas em uma pano úmido para assepsia e limpeza no ambiente. A sensação será de frescor e bem-estar. Poderoso óleo bactericida.



Meditação: é uma técnica que permite conduzir a mente para um estado de calma e relaxamento através de métodos que envolvem postura e focalização da atenção para atingir tranquilidade e paz interior, trazendo diversos benefícios como redução do estresse, ansiedade, insônia, além de auxílio para a melhorar o foco e a concentração.

Meditar deve ser hábito diário. Todos os seres humanos podem meditar, em qualquer lugar, basta ser e estar presente.


NÃO ADIANTA AMBIENTE EXTERNO EQUILIBRADO SE NÃO ESTAMOS EQUILIBRADO INTERNAMENTE.



Somos os responsáveis pelo nosso bem-estar interno e externo.

Energias negativas são captadas por nós se estamos na mesma sintonia.


Somos o que consumimos, o que lemos, comemos, vemos, ouvimos.



As Práticas Integrativas Complementares assim como também as técnicas exibidas neste texto não dispensam tratamentos médicos.


É recomendada a busca de orientação profissional antes do uso das Práticas e técnicas apresentadas.





( A Medicina Natural , a Naturopatia é Complementar e Integrativa e pode NÃO substituir tratamentos médicos convencionais )


Você gostou do tema? Tem dúvidas? Vamos conversar? Clique na aba "contato" aqui deste site e fale comigo.

Aproveite e siga o Expandir no instagram @expandircentrodebemviver



Fernanda Ornelas

Terapeuta Naturopata

Bach Practitioner Brz-2019-0206R

Mestre em Reiki , Praticante e Facilitadora das Barras de Access

EXPANDIR CENTRO DE BEM-VIVER







12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo