• Fernanda Ornelas

Insônia , quais são as causas e o que fazer para dormir melhor?

Atualizado: Abr 15






Dormir para viver melhor


Dormir é vital para o ser humano. Durante a noite, quando dormimos, os tecidos do corpo são reparados, órgãos descansam e outros finalizam ciclos para eliminar toxinas e também o cérebro filtra e processa acontecimentos do dia que terminou , sedimentando a memória.


Uma noite mal dormida tem efeito similar a uma leve embriaguez, a coordenação motora e a capacidade de raciocínio são prejudicadas, reduz a capacidade de funcionamento dos neurônios, causando lapsos cognitivos o que prejudica a forma como percebemos e reagimos ao que acontece ao nosso redor”, segundo Itzhak Fried, um dos pesquisadores da Medical News Today.


As disfunções do sono não se resumem a Insônia mas também ao excesso de sono como a Narcolepsia, a Apneia, o Sonambulismo, o Bruxismo, o PLM Movimento Periódico das Pernas. Segundo neurologista do Instituto do Sono em São Paulo, a insônia pode ser um sinal de transtorno depressivo .


No sono profundo ocorre a limpeza do cérebro incluindo a eliminação de uma proteína conhecida como beta-amiloide, associada ao Alzheimer. Sem quantidade suficiente de sono, esta atividade falha, elevando risco de desenvolver esta doença, com o passar o tempo.



O processo do sono, assim como todo nosso corpo, é programado por um relógio biológico programado num ciclo de 24 horas. Há mais de 5.000 anos, a Medicina ancestral indiana, Ayurveda e também a Medicina Tradicional Chinesa já entendiam que o corpo humano segue ritmo de 24 horas e que começa todas as manhãs quando percebemos a luz do dia.

Ao longo do dia, o corpo se organiza e se movimento de diversas formas, respeitando o ritmo biológico.


De acordo com este relógio ( Biológico, Cósmico) existe um ritmo, também chamado Ritmo Circadiano que indica quando devemos comer, o horário de maior produtividade, qual o melhor momento do dia para nos exercitar e como regular o organismo: pressão arterial, metabolismo , produção de hormônios, a troca de células.


Por volta das 21h o cérebro começa a liberar melatonina, hormônio produzido no cérebro pela glândula pineal, é importante aviso ao organismo para que este comece o preparo para a noite de sono, e a velocidade de digestão é reduzida, o que significa que, neste período, alimentar-se provocará sono irregular já que os órgãos que deveriam entrar em processo de descanso ou limpeza após término do dia, irão manter-se funcionando até mesmo em sobrecarga.





Refeições após 22h? A digestão a partir deste horário é lenta e todo sistema digestório irá precisar de mais energia para digerir os alimentos, automaticamente, o corpo busca energia de outras formas e o sono já estará prejudicado o que irá gerar para corpo trabalho forçado extra e com consequências no dia seguinte : sonolência, compulsão alimentar, ganho de peso, letargia, mal humor, raciocínio lento, memória fraca. ( Leia mais sobre este assunto aqui mesmo ,neste blog, www.expandircentrodebemviver.com.br / "Como ter mais Energia Vital e Viver melhor. Reconexão Corpo, Mente e Alma")



A atividade física melhora o sono mas, noites mal dormidas diminuem a vontade de se exercitar .


É preciso que este ciclo vicioso seja interrompido e mudar hábitos arraigados, por anos, é um desafio possível com pequenas e gradativas mudanças diárias.


Um grande engano: não há compensação de sono, ou seja, descontar a falta de sono durante a semana dormindo horas a fio no final de semana não irá alterar os prejuízos já somados.

É preciso investigar as causas geradoras na vida desta pessoa no que diz respeito ao seu nível de satisfação com a vida, estresse, preocupações, medos, prazer em viver.


O despertar, pela manhã, já é um indício de como será o dia e como o mesmo terminará. As escolhas feitas os longo do dia contribuirão ou não para o bom sono: beber água adequadamente e não somente quando o corpo sentir sede, exercícios físicos respeitando o ritmo e o relógio biológico , refeições nutritivas com comida real ao invés de industrializada, também nos horários mais favoráveis de acordo com suas necessidades.


Dificuldade para dormir, sono interrompido por ansiedades, preocupações e medos podem ter inúmeras questões emocionais enrustidas além de outras desordens físicas desencadeadas pela desarranjo energético do corpo.





A Terapia Floral é excelente ferramenta de autoconhecimento que auxilia as pessoas , de forma natural , sem contraindicações, a equilibrar as emoções .


São essências vibracionais de flores que vão agir na origem da causa limpando a mesma .

Os remédios florais agem de forma indireta e auxiliando o indivíduo em um esforço global de cura. Agem suavemente e auxiliam nos processos de transformações sutis nos veículos mais profundos do ser além de proporcionar alterações positivas nos traços de caráter, impulsos e condições psíquicas.


O Dr Edward Bach foi um médico inglês, bacteriologista, fisiologista especializado também em saúde pública e imunologia que se sentia insatisfeito com o fato de a medicina convencional focar nas doenças ao invés do ser humano na sua totalidade.


Os Florais não são medicamentos de ação direta, como drogas alopáticas em geral e os psicotrópicos em particular. São isentos de efeitos colaterais ou adversos porém, devem ser sempre vistos como auxiliares de tratamento em um conjunto de medidas terapêuticas



É importante observar que, embora a terapia floral do Dr. Bach possa parecer focada nas alterações da esfera psicomental, esta considera o ser humano de forma integral. Portanto, os remédios florais são úteis e eficazes como complemento tanto para casos de doenças psíquicas e mentais quanto para as doenças físicas e existenciais.


A indicação específica de cada um dos medicamentos e sua associação com a tipologia humana é apenas um guia para a seleção do remédio mais adequado a cada caso.


Na Medicina Natural, a pessoa é vista pela abordagem integral, como um todo, no qual mente e corpo fazem parte do mesmo conjunto.


Assim, se uma pessoa sofre de medos infundados, abstratos ou mesmo pressentimentos que indiquem uma essência específica , este remédio pode ser usado no tratamento dos mais diversos males desta pessoa: gripe, amidalite e insônia . Desta maneira, certas formas mais constantes, ou mesmo cíclicas de problemas começam a diminuir de frequência à medida que os medos e pavores, como neste exemplo desaparecem, de forma gradual.

Portanto, para a pessoa que sente medo, existem essências florais que irão ativar a coragem para enfrentar as situações temidas.

Para pessoas que se preocupam em excesso e não consegue dormir, por exemplo , é indicada essência específica para apaziguar os pensamentos que levam a preocupação e, consequentemente, a falta e ou dificuldade para dormir ou para ter um sono tranquilo e reparador.


NÃO basta tratar os sintomas , como muitos acreditam , consumindo drogas soníferas, é preciso encontrar e extirpar a CAUSA RAIZ da questão e tratar o SER e não apenas os sintomas e a doença, se existir.


A ansiedade hoje também é uma pandemia mundial mas é preciso encontrar as causas da mesma como medos, culpas, preocupações , pensamentos repetitivos . Ao tratar e eliminar as causas, elimina-se o sintoma .


A ansiedade é uma das principais causas de insônia no século XXI


Também os óleos essenciais, na Aromaterapia , são muito eficazes para ajudar no relaxamento físico e psíquico. Os cheiros, desde a antiguidade, foram um referencial de orientação do ser humano, tendo poderosa influência na nossa natureza emocional, agindo no nosso sub--consciente. O comando é enviado de forma direta para o cérebro pelos nervos olfativos.





O óleo essencial de Lavanda ( Lavandula Angustiffolia ) é muito eficaz para ser usado em situações de estresse, dores de cabeça , para tranquilizar e acalmar as emoções até no combate a gripes e resfriados . ( O uso de óleos essências NÃO dispensam cuidados médicos e NÃO substituem tratamentos medicamentosos. São complementares e ou preventivos ).


É sempre indicado consultar profissional antes do uso e também a análise do estado geral e contexto de cada um é o mais eficiente para se ter sucesso . Inalar de 2 a 3 gotas de óleo essência de Lavanda em algodão ou usar diretamente na pele , à noite, antes de dormir pode promover tranquilidade e melhor sono por ter propriedades ansiolíticas.



Outra técnica como a Meditação é também muito eficaz, se praticada de forma constante, permite conduzir a mente para estado de calma e relaxamento por métodos que envolvem postura, foco e que traz paz interior, reduz estresse, ansiedade, insônia.

Respirar profundamente , várias vezes ao dia , já um ótimo início. O corpo precisa de oxigênio , o cérebro tem suas funções maximizadas com mais oxigênio. Meditar é simples e barato.

Meditar é estar presente. Consciência e treino diário, mesmo que por poucos minutos. Os benefícios são inúmeros, segundo pesquisas científicas como o próprio relaxamento conduzindo ao sono tranquilo e melhor funcionamento do organismo, de forma integral.




A Fitoterapia também auxilia a combater a insônia . Acrescentar , na rotina, infusões de ervas como Melissa Officinalis ( Melissa ), Maracujá ( Passiflora Edulis ) , Camomila ( Matricaria Camomilla ) irá promover bem-estar e tranquilidade para ajudar para o bom sono. O consumo, principalmente a partir do final da tarde , ajudará a relaxar. Tinturas desta ervas também são muito eficazes mas é necessária a indicação profissional.





“Quando a pessoa se liberta das emoções negativas, sua mente e seu corpo voltam a se integrar com a Natureza, e a força vital flui livremente; fazendo com que o organismo se torne o agente da própria cura.” Dr Edward Bach


Aristóteles já dizia: ‘Conhecer a sim mesmo é o começo de toda a sabedoria “


( A Medicina Natural , a Naturopatia é Complementar e Integrativa e pode NÃO substituir tratamentos médicos convencionais )


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Fernanda Ornelas

Terapeuta Naturopata

Bach Practitioner Brz-2019-0206R

Mestre em Reiki , Praticante e Facilitadora das Barras de Access

EXPANDIR CENTRO DE BEM-VIVER


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