• Fernanda Ornelas

Mudar Hábitos e eliminar a autossabotagem

Atualizado: Fev 10

O que nos impede de mudar hábitos, mesmo que este sejam ruins e nos prejudique ?





Hábitos funcionam a partir de padrões neurológicos. Temos hábito antigos que nunca nem sequer percebemos, como as rotinas.


É preciso ENTENDER NOSSOS HÁBITOS


Existem muitas pesquisas sobre hábitos , grandes empresas estudam hábitos de consumo por exemplo para lançar produtos.

No fundo do nosso cérebro, existem estruturas antigas que controlam nossos comportamentos automáticos como respirar, engolir ( não pensamos para engolir, por exemplo, simplesmente engolimos um alimento ou líquido ).

No inicio , quando aprendemos a dirigir uma automóvel ficamos tensos para não errar, nos preocupamos com todos os sons e , depois de certo tempo de prática, passa a ser automático, simplesmente ligamos o carro , engatamos a primeira marcha e saímos, de forma natural.


Então, como todos os dias, executamos inúmeras atividades de forma automática.

Cientistas dizem que os hábitos surgem para que poupemos esforços. Sob este ponto de vista então, muitas vezes, ficamos na falsa zona de conforto, sabemos que temos um hábito ruim mas permanecemos nele mesmo que pareça irracional.



Talvez aquela xicara de café, que se tornou habitual em todas as manhãs, não nos faça bem, podemos até sentir algum desconforto mas, já é costume arraigado de anos a fio que continuamos a tomar afinal, podemos alegar que tomamos café todas as manhã desde criança e, se não tomarmos café , vamos tomar o que? Nem sequer alternativa surge pela força do hábito já colado à nós.

Outros exemplos são válidos como : na vida profissional, pessoal, família, saúde.


O cérebro transforma a rotina em hábito, sem que nós percebamos. É, neste momento, que caímos nas armadilhas ou....... na nossa salvação !!! Podemos criar rotinas boas para nós que irão virar hábitos...Bons Hábitos !


A questão é que nosso cérebro não sabe a diferença de bom ou ruim, apenas executa.



O CÉREBRO ANSIOSO


No início do século XX, descobriu-se uma substância mentolada espumante que chamavam de Pepsodent e o inventor acreditou que seria um sucesso para ser usada na higiene bucal humana.


Não havia interesse , dos investidores , já que os norte-americanos tinham péssimos hábitos de cuidados e higiene bucal .


Porém, foi pensado um motivo, algo que compensasse o uso do produto, um anseio e uma recompensa.


Para justificar o hábito, o creme dental foi anunciado como criador de beleza e as vendas explodiram em pouco tempo e tornou-se um ritual diário.

Escovar os dentes tem sabor de menta. Estranhamos outro sabor e até relutamos em novidades mas, hoje, existem outros sabores e muitas pessoas já experimentaram e gostaram : assim são nossos hábitos.

Então , podemos encontrar um motivo e oferecer a nós mesmos( as ) uma RECOMPENSA que ajudará a então, a inserirmos uma nova rotina .


Muitos hábitos que temos acontecem a tanto tempo que nem percebemos. Propósitos são motivos plausíveis para fazermos mudanças quando temas um que seja, um objetivo real que desejamos muito e que irá ajudar o processo, significativamente.


Claro que hábitos como fumar, o consumo diário de álcool não são simples de mudar, uma pessoa não para de fumar de um dia para outro apenas olhando uma figura como vimos acima mas é preciso ajuda especializada incluindo muitas vezes tratamentos pela medicina convencional, também.


Porém, o fato de ter consciência da necessidade de mudança é o que faz repetir o hábito.


AUTOSSABOTAGEM



Sabotar: prejudicar de forma oculta e proposital


Autossabotagem é agir contra si mesmo . Quem se sabota provoca prejuízo mas nem sempre se dá conta do que está fazendo contra si, geralmente culpa o destino por tudo que acontece.


Às vezes, esse aprendizado pode vir da fase infantil, quando a criança é controlada pelo adulto, com o passar do tempo a mente impede que ele tome certas atitudes, mesmo sem razões lógicas aparentes. Ou também, pode ser que tenha acontecido algo na vida desta pessoa que remeteu a um sentimento de pouco valor.


Nossa mente trabalha aqui contra nós e somente a quebra do ciclo irá fazer com que saimamos do ciclo da autossabotagem. Nós nos maltratamos sem perceber e, as vezes , podemos sentir prazer em nos maltratar. Se sentimos culpa de algo, podemos nos maltratar de forma inconsciente ou até consciente.


Crenças negativas também podem tomar o controle e limitar a liberdade para escolher bem, pois controlam nosso comportamento.


Por exemplo, uma adolescente acredita que não passar no vestibular é algo ruim, terá que assumir responsabilidades da vida adulta e, a partir disso, fazer de tudo para ser reprovada nos exames como não se decidindo em escolher uma área, repetindo alguma série do ensino médio e assim por diante.


Como sair deste ciclo?

Buscar e deletar estas crenças e as razões que levaram até as mesmas, reforçar auto estima, equilibrar os fluxos internos de energia entre os órgãos do corpo.

Às vezes, repetimos o comportamento que já conhecemos para "ficarmos bem" , mesmo sendo algo negativo. De forma errada, podemos ter aprendido que era a atitude certa a ser tomada, e neste caso, a desculpa é a resposta pronta para evitar a mudança.

Exemplos:


-Comer demais ( Compulsão Alimentar ): não vou conseguir, começo dietas e paro ( baixa autoestima).

- Duvidar da própria capacidade de realização , falta de fé nas pessoas, na vida.

- Auto crítica por tudo, pelo fracasso e pelo sucesso ( sempre poderia ser melhor ) , auto exigência em altos níveis e perfeccionismo .

-Relações tóxicas e abusivas , culpa, medos diversos.

- Necessidade de agradar a todos ou submissão a tudo e a todos , passividade.

- Compulsão por compras.

Crenças limitantes podem ser identificadas ao tentar completar frases como:

Eu não consigo fazer isso devido a __________________________.

Não posso ter isso porque __________________________.


São passos certos e precisos para a PROCRASTINAÇÃO.



Procrastinar : deixar as coisas para depois adiar o que precisa ser feito, alongar .

Exemplo: Sei que preciso começar mas hoje vou a uma festa então, segunda-feira começarei a dieta e no verão eu volto para academia, afinal é inverno e gosto de ficar na cama até mais tarde.


A procrastinação está muito ligada a pessoas que estão agindo com conflitos biológicos no hemisfério direito do cérebro, que é o lado da depressão de nosso hemisfério.


Procrastinação é uma das "portas de entrada" para a Depressão.


Já o lado da depressão está ligado ao hemisfério direito de nosso cérebro, onde ocorre conflitos mais pesados e marcantes.

Porém, não significa que a pessoa esteja num quadro depressivo mas é uma alerta.


DEPRESSÃO E PROCRASTINAÇÃO


Quando a pessoa está ligada ao lado depressivo, realmente ela procrastina mais para fazer as suas atividades, faltando ânimo e vontade para realizar ações.

Uma diferença marcante entre as pessoas que estão deprimidas e procrastinando é que elas podem adiar até as tarefas mais simples, desde acordar cedo, arrumar a cama ou até tomar banho.


Para algumas pessoas, depressão e procrastinação trabalham contra a procura de tratamento e cura.


A propensão a adiar as coisas compulsivamente também é um impedimento para obter a ajuda de que necessitamos.



Sobre compulsão alimentar, as mulheres tem especial compulsão pelo sabor doce e este é um desejo real, nosso corpo pode "pedir" por isso.

De acordo com o conceito dos Cinco Elementos , pela Medicina Tradicional Chinesa, nossos órgãos podem apresentar excesso ou falta de energia o que irá gerar distúrbios diversos.

O Baço Pâncreas controla , armazena e destrói célula sanguíneas além de auxiliar a digestão do Estômago, é o centro da produção de QI ( Energia Vital que nos mantém vivos ).


Ainda sobre o exemplos acima, o Baço Pâncreas corresponde ao elemento terra, ao tubo digestivo, sabor doce. Se uma pessoa é preocupada e possui ideias fixas e obsessivas, muitas vezes, será necessário equilibrar a energia deste órgão inclusive com a indicação de alimentos adocicados além de alimentos do elemento Madeira , alimentos mais ácidos ( pelo Ciclo dos 5 Elementos, a madeira domina a terra )





PSICOSSOMATICA e METAFÍSICA


"Diga-me onde dói que te direi porque!" ( Goldtrat, físico israelita)


O ser humano está exposto a diversas emoções, diariamente , e cada uma dessas

emoções corresponde a um determinado tipo de resposta corporal.


A incapacidade dos indivíduos de exprimirem seus pensamentos com palavras faz com que seus órgão “falem" , ou seja, é a "linguagem dos órgãos”. Adoecer em determinado

órgão é a forma inconsciente de proclamar o sofrimento.


Doença psicossomática é aquela na qual a causa é psicológica mas a pessoa apresenta alterações clínicas detectáveis por exames de laboratório, ou seja, o corpo da pessoa apresenta danos físicos.


É uma doença física verdadeira mas com causa psicológica quando alguém somatiza , significa que a pessoa apresenta sintomas físicos, mesmo não havendo uma doença física e a causa destes

sintomas é emocional.



Como emoções contidas ou reprimidas afetam nossa saúde pela linguagem do corpo?


- Bloqueio da nuca: As tensões, os sofrimentos exprimem a nossa dificuldade ou a nossa incapacidade para fazer com que desejos, ideias, conceitos, vontades e outros passem para o real, porque achamos que não somos capazes.


- Lombalgia: Quando temos dificuldade para aceitar ou para integrar mudanças que ocorrem nessas áreas.

- Os males do sistema digestivo estão relacionados à nossa dificuldade para engolir, para digerir, para assimilar o que acontece na nossa vida.

- A presença excessiva de açúcar no sangue exprime que temos dificuldade para gerar , viver ou para obter doçura ( Diabetes )


- Os males do sistema respiratório também remetem a dificuldade de fechar certas feridas da nossa vida e, desta forma, nos falam das nossas eventuais tristezas, ressentimentos ou rancores, mágoas.

Como transformar estes processos de autossabotagem, procrastinação, equilibar nossas emoções e nosso corpo com a ajuda da NATUROPATIA?



Saúde é muito mais que a ausência de doenças


Por que as crianças são leves, soltas, cheias de energia ? Ser saudável é ter alta energia vital .


O que pensamos sobre doenças e saúde também influencia nosso estado geral. A vibração em que nos encontramos vai nos levar para a saúde ou para a doença .

Todo processo de mudança é gradativo, requer vontade e consciência.


É preciso ajuda para alterar estes mecanismos através de FERRAMENTAS e ESTÍMULOS.

Nosso corpo possui o poder de auto cura mas precisamos mostrar os caminhos.


Caminhos são apresentados, pela Terapeuta Naturopata , para que a pessoa escolha ou não trilhar.

A Terapeuta estará junto à pessoa , acompanhando, ajudando a mudar rotas, mas a pessoa é a responsável pelo sucesso.


A Terapia Floral foi criada pelo médico inglês, Dr Edward Bach, no início do século XX , onde trata-se a pessoas e não a doença de acordo com a personalidade de cada uma. É uma Terapia Integrativa Complementar e não alternativa. Indicada pela OMS ( Organização Mundial da Saúde desde 1976) é também oferecida pelo SUS, no Brasil.


Uma pessoa que não sabia falar não, aceitava tudo de todos sem vontade própria, tinha medo também que as pessoas não gostassem mais dela caso negasse algo e ainda havia o medo da solidão , era muito tímida.


Duas essências de florais de Bach ( Centaury e Mimulus ) foram indicadas para que conseguisse se impor , ter palavra própria e para ter coragem de enfrentar as situações.


Em algumas semanas, comentou que estava dizendo não mas nem havia percebido, notou que estava mais fácil dizer não e assim como passou a não se preocupar com que o outro pensava a respeito dela.





A Auriculoterapia consiste na estimulação de pontos cutâneos específicos na orelha, usando agulhas, esferas de metais, cristais ou até mesmo sementes, para tratar os sintomas e condições localizados em todo o corpo.

Com base nos princípios da acupuntura e da Medicina Tradicional Chinesa, a Auriculoterapia usa a orelha como um pequeno mapa para todo o corpo.

Como toda a pessoa, praticamente qualquer problema de saúde pode receber o auxílio da Auriculoterapia, como dores, estresse, fadiga, entre outros.



Uma pessoa obesa que necessita eliminar peso ( muitas buscam refúgio de seus problemas nos alimentos ), os pontos como boca, ansiedade, estômago, baço pâncreas, além do chamado triângulo cibernético ( que proporciona tranquilidade imediata após a aplicação ) podem ser usados para auxiliar o processo de compulsão alimentar e, automaticamente, o emagrecimento.










Óleos essenciais, ao serem inalados, enviam comando imediato para o cérebro pelos nervos olfativos e auxiliam no combate de diversos distúrbios. O óleo essencial de lavanda auxilia a tranquilizar , patchouli ajuda a combater comportamentos e ciclos viciosos , laranja doce para ter disposição, ânimo. A Aromaterapia também é Terapia Integrativa Complementar conhecida desde o antigo Egito e hoje usada pela área da saúde também em Hospitais.



Para ajudar no processo de quebra de padrões e mudanças a Terapia das BARRAS DE ACCEESS é altamente eficaz. É uma técnica energética onde a Terapeuta toca 32 pontos da cabeça de uma pessoa como se deletasse o velho para o novo entrar, além do relaxamento profundo que oferece


Além das Terapias, a Meditação ,o consumo de água, atividade física, alimentação variada e equilibrada também são essenciais além de autocuidados simples que podem mudar , para melhor, a vida das pessoas .


Mas a ALEGRIA é o ponto de equilíbrio , acima de tudo !


As Práticas Integrativas Complementares NÃO substituem tratamentos médicos mas sim, os complementam pois tratam o SER e não a doença.


Todas as indicações expressas aqui , neste texto, assim como exemplos descrito são ilustrativos . Cada indivíduo possui questões e particularidades próprias, não podendo ser generalizadas cabendo a Terapeuta Naturopata avaliar , individualmente, cada pessoa.



"AS FORÇAS NATURAIS QUE ESTÃO DENTRO DE NÓS, CURARÃO NOSSAS DOENÇAS" – HIPÓCRATES




( A Medicina Natural , a Naturopatia é Complementar e Integrativa pode NÃO substituir tratamentos médicos convencionais )


Fernanda Ornelas

Terapeuta Naturopata

Idealizadora do Expandir Centro de Bem-viver



2 visualizações0 comentário

Copyright© 2020 - Expandir Centro de Bem-Viver. Todos os direitos reservados.