• Fernanda Ornelas

O que é Reiki?

Atualizado: Abr 22

Qual seus benefícios?

Como é aplicado?

Como é uma sessão de Reiki?

Quem pode aplicar Reiki?

Quem pode receber Reiki?

Onde receber Reiki?

"Você já é um iluminado, só é preciso meditar para reconhecer isso "Osho



"Depois de curamos nosso corpo. Quando nossa mente se encontra no caminho saudável da honestidade e da sabedoria, o corpo, por si só, torna-se-á completamente saudável. Assim , a mente e o corpo são um só, e vivemos nossas vidas em paz e felicidade. "Dr Mikao Usui



Reiki é energia fluindo: ( Ki= energia Vital , Rei=Universo)


Energia, para nós ocidentais, Ki, para os japoneses, Chi, para os chineses, Ka no, para os antigos Egípcios, Energia bioplasmática para pesquisadores russos, Munia, para o médico metafísico Paracelsus, Prana , para os hindus, Ruach, no hebraico da Cabala .


Até mesmo a tantas vezes cética ciência concorda que TUDO é energia.


Também seres humanos, animais, vegetais, minerais, TUDO que vive tem energia, a energia vital. Não há misticismo superficial, Dr Mikao Usui usou muitas técnicas da Medicina Tradicional Chinesa ( MTC) , chi-kung, taoísmo , budismo ( era seguidor da escola do budismo Tendai ).

Dr. Usui viveu no Japão em 1865 , viajou para diversos países da Europa, China com objetivo de estudar. Certa vez, após 21 dias de retiro e meditação, sentiu a grande energia do Reiki no topo da cabeça o que o levou ao sistema de cura Reiki.

Começou a tratar pessoas em clinica aberta em Tóquio, em 1922.Tinha vasto conhecimento em Medicina, Psicologia, Teologia.


O Reiki amplia aptidões inatas, equilibra o corpo, a energia, a mente, as emoções.


Atua também na recuperação de todos os corpos , inclusive os corpos sutis (etéreo, mental, emocional e energético ) , o que lhe dá a capacidade de ser uma terapia curadora holística, o SER INTEGRAL , TOTAL.


Reiki é um sistema de cura que usa símbolos de antigos budistas ( Sutra budistas Mahayana ), utilizando estes símbolos , a energia é levada então para o ser que a recebe com o objetivo de alinhar o sistema corpo/mente com níveis superiores de consciência.


Não há qualquer vínculo a religiões portanto, para receber Reiki, não importa a crença religiosa da pessoa . A energia canalizada e aplicada provém do Universo, da Natureza ao nosso redor, e não da pessoa que aplica o Reiki . Não há necessidade de "acreditar" no Reiki, que age independentemente das opiniões ou pontos de vista da pessoa que recebe.

Não existe equipamentos, instrumentos para aplicação do Reiki, apenas as mãos do Praticante de Reiki.

Todo o processo é claro , transparente , sem mistérios.


Quem pode receber Reiki?


O Reiki pode ser aplicado em pessoas de qualquer faixa etária, sem qualquer contraindicação, e também em animais, plantas, em alimentos, em ambientes. Não há conflito com medicamentos / tratamentos médicos diversos, pelo contrário, geralmente complementa o processo de cura e reduz efeitos colaterais.



Como é aplicado e como é uma sessão de Reiki?


Aplica-se o Reiki a distância de 5 a 10 cm. Não é necessário nem recomendado encostar as mãos na pessoa que recebe o Reiki.

É indicado que a pessoa que recebe o Reiki esteja deitada , relaxada .

Aconselha-se tirar relógios, sapatos, objetos que causem desconforto. Não há qualquer necessidade de interação com a pessoa que aplica o Reiki, é um momento de silêncio, introspecção, sem julgamentos , de ambas as partes. Música suave e tranquila pode ser executada durante a prática, é opcional.


É importante que haja o silêncio mental, o desligamento das preocupações, o calar da mente para o aproveitamento maior da sessão.


Enquanto o Reiki é aplicado, o praticante visualiza e coloca , mentalmente, os símbolos do Reiki, recebido do Mestre que o iniciou.

O tempo de duração de uma sessão de Reiki pode variar , chegando até a 1 hora, dependerá de fatores como o estado e condições da pessoa que será tratada, da disponibilidade do praticante e da pessoa que receberá. O Reiki é um tratamento simples , livre, não impõe regras apenas seriedade , honestidade e amor ao próximo.


Quem pode aplicar Reiki?


Todo ser humano tem capacidade de transmitir a energia vital pelas mãos porém, é necessária uma iniciação por um Mestre em Reiki.


Através de iniciações por Mestres capacitados ( pessoas que concluíram todos os níveis de formação em Reiki que são os níveis l, ll, lll ) a pessoa passa a ser praticante de Reiki ou Reikiana .


Basta a conclusão do nível l para se tornar praticante de Reiki, podendo aplicar Reiki em si mesmo(a) ou em outras pessoas, animais, plantas. ,podendo chegar a ser Mestre também e iniciar outros praticantes.


A partir da iniciação, o(a) Reikiano (a) permanece conectado(a) com esta energia para o resto da suas existência mesmo que não utilize a energia Reki por anos, o que é na verdade impossível, uma vez que ela flui automaticamente no instante em que o(a) Reikiano (a) coloca as mãos sobre algo que precise de energia, o Reiki estará sempre disponível.


Ao receber o Reiki, é fundamental saber quem é o Praticante de Reiki , ou seja, quem recebe deve saber qual a formação do Praticante . Assim como deveríamos saber a formação profissional do médico que nos atende, dentista, psicólogo, enfim, é importante ter esta informação por parte do praticante de Reiki. Assim como em qualquer outra atividade, é preciso contatar a idoneidade do praticante, da sua escola formadora, do seu Mestre.


Por não haver, ainda, regulamentação oficial, existem muitas pessoas que se intitulam profissionais da saúde , incluindo Terapias Naturais como Reiki com apenas um dia de aula e formação, muitas vezes, somente por meios digitais.


O Reiki é uma das Práticas Integrativas Complementares praticadas no SUS, Sistema Único de Saúde. Também muito utilizada por equipes multidisciplinares em grandes hospitais no mundo , no Brasil, em especial em São Paulo, como no Hospital Sírio Libanês


https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/hospital/especialidades/nucleo-cuidados-integrativos/Paginas/reiki.aspx


" Na Europa , onde terapias complementares são frequentemente incorporadas no processo médico, muitas escolas de medicina incluem cursos sobre essas intervenções . Escolas médicas progressistas nos Estados Unidos estão agora começando a incluir em seus currículos a educação em terapias complementares. O primeiro livro didático sobre medicina alternativa, Fundamentals of Complementay and Alternative Medicine, está sendo usado na University of Virginia School of Medicine em Charlottesville, e está sendo avaliado em várias outras universidades.”

Tradicionalmente, os profissionais ligados à medicina tradicional aprendem ou aprendiam a dar a atenção à doença notadamente do corpo físico, esquecendo-se de focar na saúde de maneira holística. Como se sabe, atualmente, os problemas não aparecem somente no corpo físico, mas também no corpo mental e emocional, sendo muitos dos problemas físicos de origem mental e emocional".

Fonte https://www.moacirsader.com/artigo/sucesso-do-reiki-em-hospitais


Mais informações científicas e sobre o uso do Reiki em complemento a tratamentos médicos, consulte link acima.



Quais benefício de receber Reiki?




Destacam-se os principais benefícios de receber Reiki:


- Regula sistema nervoso trazendo mais tranquilidade

- Diminui ansiedade promovendo relaxamento

- Ajuda a melhorar o sono

- Auxilia na redução de dores crônicas

- Complementa tratamentos de Depressão e Síndrome do Pânico

- Promove equilíbrio da mente, das emoções, aumentando sensação de bem-estar

- Complementa tratamentos médicos, amenizando efeitos colaterais de medicamentos



Onde receber Reiki?


Busque profissionais qualificados, com formação idônea, em Centros e Clínicas de Medicina Natural, Núcleos e Ambulatórios de Saúde, escolas formadoras Praticantes de Reiki e no SUS.


O Expandir Centro de Bem-Viver, o qual sou a idealizadora e diretora, mantém este blog, através de mim , FERNANDA ORNELAS, Naturopata, também Mestre em Reiki, iniciada e formada em REIKI Japonês e Tibetano , desde 2004 pela escolaHumaniversidade e poderei, mediante prévia conversa, atendê-lo(a) como sessão de Reiki, que poderá ser complementada com outras Práticas Integrativas, se assim desejar.


https://www.humaniversidade.com.br/

Escola formadora de Terapeutas Integrativos há mais de 30 anos, em São Paulo-SP.

Mestre Otávio Leal (Dhyan Prem)


PRINCÍPIOS DO REIKI ( Dr Mikao Usui )


- Não se zangue por hoje

- Não se preocupe

- Expressa gratidão

- Seja honesto

- Seja gentil e generoso



O Reiki NÃO substitui tratamentos médicos ou terapêuticos. Reiki é uma das PRÁTICAS INTEGRATIVAS COMPLEMENTARES , age como complemento , prevenção de doenças e manutenção da saúde integral.



Gratidão ,em especial, ao meu Mestre Otavio Leal, que promoveu minha iniciação no Reiki em 2004 e minha formação Mestre em Reiki em 2018


Convite , sigam:


@humaniversidade_holistica

@otavioleal.ananda


Sugestões bibliográficas


Gostou do texto ? Converse comigo ? Clique na aba "contato" aqui deste site e fale comigo. Aproveite e siga o Expandir no instagram @expandircentrodebemviver


Fernanda Ornelas

Terapeuta Naturopata

Bach Practitioner Brz-2019-0206R

Mestre em Reiki , Praticante e Facilitadora das Barras de Access

EXPANDIR CENTRO DE BEM-VIVER








31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo