• Fernanda Ornelas

Vamos falar de Medicina Natural? O que é Naturopatia, e como utilizar os recursos naturais

Atualizado: Abr 15

Naturopatia é um conjunto de terapias , algumas milenares , que busca na natureza equilibrar e solucionar problemas de saúde física e emocional.


Através de técnicas antigas como Auriculoterapia, Cromoterapia, Aromaterapia, Fitoterapia e outras recentes como Florais de Bach, Barras de Access, procura-se tratar o ser humano como um todo principalmente na prevenção de doenças físicas e distúrbios emocionais originários de stress, emoções não tratadas e guardadas por muito tempo que irão originar o desequilíbrio no corpo físico.


A Naturopatia oferece diversas terapias que são direcionadas a cada ser humano de acordo com suas necessidades proporcionando o autoconhecimento e também o auto cuidado.


Quais são os problemas mais comuns, facilmente solucionados os aplicações de técnicas que estimulam o bom funcionamento do sistema nervoso, os processos químicos do cérebro e podem impactar positivamente meu corpo?


A Naturopatia tem como objetivo principal proporcionar o bem estar para o ser humano de forma integral : corpo, mente e alma. A Naturopatia não possui qualquer vinculo religioso, contribui no equilíbrio completo do ser incluindo sua conexão com si mesmo independentemente de faixa etária, orientação sexual.


É eficaz como complementos a tratamentos da medicina tradicional, ajudando o individuo a passar pelos tratamentos com maior equilíbrio e disposição. Todas as doenças físicas são resultado do desequilíbrio emocional do ser humano.


E os resultados positivos, através da Naturopatia, são observados em casos de ansiedade, depressão causadas por stress em geral , fobias, baixa estima, medos, distúrbios físicos como obesidade gerada pela compulsão alimentar e dores corporais diversas.


A utilização das técnicas terá a recomendação do Terapeuta Naturopata, após consulta presencial, e poderão ser utilizadas em combinação como Fitoterapia, Florais, Auriculoterapia, Cromoterapia, entre outras.


Além de reequilibrar as energias, estimulando processos químicos na mente e corpo, o Terapeuta Naturopata ensina como praticar o auto cuidado e oferece dicas de ferramentas para aplicação, em casa ou no trabalho como exercícios respiratórios, pontos no corpo que podem ser estimulados ou sedados para alívio de dores, alimentação adequada entre outros.




Um dos principais objetivos da Naturopatia é o autoconhecimento, ensinar o individuo a ouvir e conhecer seu corpo para viver melhor, em equilíbrio.


AUTOCUIDADO: Como forma de autocuidado, sugiro a meditação é uma ótima aliada ao bem-estar e equilíbrio diário, frente a tantas atribulações enfrentadas na atualidade. Ou seja, aprender a silenciar a mente e aprender a respirar melhoram o foco e concentração.


DIETOTERAPIA: Alimentação saudável vai muito além de ingerir frutas, legumes e orgânicos evitando frituras e gorduras. Alimento é remédio e é possível aprender a dar ao corpo o que ele necessita para o equilíbrio, gerando bem-estar e qualidade de vida pela Dietoterapia.

TOQUE FÍSICO: Tocar de forma simples o seu corpo (ou de forma precisa e localizada), pode ser vital na rotina atribulada. Pelo DO IN, por exemplo, técnica milenar chinesa, o indivíduo aprende, de forma simples, a pressionar, com os próprios dedos, pontos específicos no corpo que aliviarão dores de cabeça, dores na coluna, pescoço e lombar.


( A Medicina Natural , a Naturopatia é Complementar e Integrativa e pode NÃO substituir tratamentos médicos convencionais )


Fernanda Ornelas

Terapeuta Naturopata

Bach Practitioner Brz-2019-0206R

Mestre em Reiki , Praticante e Facilitadora das Barras de Access

EXPANDIR CENTRO DE BEM-VIVER






25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo