• Fernanda Ornelas

Como ter mais Energia Vital e Viver melhor. Reconexão Corpo, Mente e Alma

Atualizado: Fev 10


Reconecte-se . Tenha maior produtividade , tranquilidade e equilíbrio além de mais saúde adequando seus horários ao ritmo do seu corpo .


Seu corpo “fala” com você, aprenda a ouvi-lo e tenha mais qualidade de vida e saúde.



Como seu corpo mostra sinais que podem se transformar em doenças ?

Como prevenir-se de doenças e aprender e entender o mecanismo de funcionamento da máquina humana para equilibrar copo, a mente e a alma?


Como seria sentir mais paz, dormir bem e acordar com disposição ? Podemos adequar nosso estilo de vida a um ritmo que possibilite sermos mais produtivos , felizes e saudáveis respeitando o pulsar da Natureza porque somos PARTE DELA .


O que mais lhe incomoda, hoje ,no seus estilo de vida ?


A doença física é o desequilíbrio das emoções, de dentro pra fora....


REALIZAR EXAMES CLÍNICOS NÃO É O SUFICIENTE PARA BUSCAR OU MANTER A SAÚDE.


Felizmente hoje, ao redor do mundo, as pessoas voltaram a procurar métodos naturais e não agressivos para se cuidarem, isto é um exemplo de que muitos já estão se reconectando pois fazemos parte de um TODO e somos parte da NATUREZA .


O que nos mantém vivos?


ENERGIA ( Prana para os indianos, Qi ou chi , Ki também para os japoneses...)para a medicina tradicional chinesa, temos energia , parece óbvio mas muitas pessoas não tem consciência disto..


3) RECONEXÃO


Vivemos no modo automático, muitas pessoas já sentiram "despertar ". O fato de você ler este texto é um exemplo de busca por algo além do padrão pré-estabelecido. A grande maioria das pessoas estão adormecidas, na normatização*.


*ato de estabelecer normas de padronização, sendo sinônimo de padronizar, uniformizar, estandardizar


Somos seres conectados ao Universo ( o verso do Uno ). Impossível nos desconectar do Todo . SOMOS movidos a uma ENERGIA UNIVERSAL: ERNERGIA VITAL para Hipócrates , pai da medicina convencional, idem pelo filósofo grego Aristóteles.



Hipócrates (460-377 a.C.) admitia no homem e animais uma natureza que agia instintivamente. A alma agiria através do cérebro, sobre todo o organismo, e dela dependiam a atividade vital e da consciência. A atividade terapêutica do médico seria apenas de assistir os esforços curativos do organismo (pelos contrários ou pelos semelhantes).


O CORPO TEM CAPACIDADE DE SE CURAR


O ser humano se desconectou , se afastou da natureza , raramente alguem que vive numa cidade grande olha para o céu e quando vê a Lua , muitas vezes, é indiferente e acredita não ter qualquer relacionamento com ele porém, a Lua interfere no ciclo gestacional da mulher, nas marés.


Por outro lado, sofremos nesta pandemia com um vírus justamente causado pela invasão do ser humano no mundo animal, comércio ilegal de animais, devastamento de florestas etc .

Há séculos, o homem tem explorado o planeta, de forma negativa.


Esta desconexão foi um fator importante para gerar pessoas vivendo em seus próprios espaços, o INDIVIDUALISMO que gerou estresse generalizado , pessoas solitárias ( Nunca vivemos uma época de pessoas tão solitárias e carentes de atenção e afeto ).

Dois males do século XXI: Depressão e Ansiedade.


TUDO REAGE no nosso corpo


Cada processo em trilhões de células é regulado por um relógio interno ou relógio biológico


Temos um “relógio “ que ocorre em 24 horas: o RITMO CIRCADIANO CIRCADIANO, relativo aos dia, cerca de 24 horas.

Em 2017, três fisiologistas( profissionais que estudam o funcionamento dos seres vivos ) ganharam o prêmio Nobel por 40 anos de pesquisa para desvendar o funcionamento deste ritmo na Biologia.





A partir deste estudo conclui-se que :


- O ritmo diurno das células afetam o funcionamento das células das plantas, animais e seres humanos e até de algumas bactérias

- Genes específicos mudam a função celular de acordo com a hora do dia.


Já foi comprovado que escolhas de estilo de vida mudam a expressão do nosso DNA.

Portanto, não basta alimentação saudável, exercitar-se , ter sono de qualidade, é preciso saber qual cronograma d atividades diárias são mais favoráveis à sua fisiologia e não contra ela.


Infelizmente, a rotina de milhões de pessoas , no mundo, se limita a trabalhar muitas horas, comer às pressas, dormir pouco e mal com o celular ao lado da cama, não respeitando as necessidades do próprio corpo, ou seja:

- "Corpo, você trabalha pra mim, do meu jeito e fique calado , obedeça e seja saudável, não me apareça com doenças , preciso fazer isto, aquilo, etc...EU ESTOU NO COMANDO ! VOCE OBEDECE...

Muitas pesquisas estão derrubando por completo as teses de que o corpo de adapta ao ANORMAL .


Este desequilíbrio crônico se transformou em situação comum e o que gera estresse crônico: inflamações.

A partir daí, surgem a cardiopatia, hipertensão, obesidade, diabetes, etc.

Precisamos mover, nutrir, descansar,

Quando fazemos isto, dormimos melhor, nos desligamos das distrações, encontramos até mais tempo para realizar nossas metas pessoais.

Mais e mais pesquisas científicas revelam que nosso corpo está intimamente ligado ao RITMO CIRCADIANO DE LUZ E ESCURIDÃO.


Pesquisadores do Diabetes sabem provocar obesidade em camundongos: acordam os camundongos e dão comida a eles durante o ciclo do sono.

Para quem já viajou longas distâncias, com fuso horário diferente ao habitual conhece o "jet leg", que provoca intestino preso ou solto ( fora do padrão ) confusão cognitiva ( perdemos noção de dia , hora ) , baixa energia e outras consequências pela desorganização de horários.


A questão principal é de como nossa rotina está moldada .


NÃO SOMOS NÓS, SÃO NOSSOS HORARIOS !


Podemos até emagrecer e seguirmos o relógio biológico.


AYURVEDA: filosofia e tradição de cura natural praticada na Índia há 5 mil anos é conhecida como medicina e estilo de vida, originou ,inclusive, a medicina tradicional chinesa quando já se sabia que o corpo tem um ritmo de 24 horas e que começa todas as manhãs quando percebemos a luz do dia.

Esse ritmo indica quando devemos comer, dormir e como regular o organismo.


Indica também :


- Produção de hormônios, temperatura, pressão arterial

- Metabolismo

- O reparo e troca das células


Até micróbios, do trato intestinal ,mudam no decorres de um único dia


DURANTE 24 HORAS, O FUNCIONAMENTO DO CORPO MUDA !!!


Então, por volta das 2 h da madrugada, ocorre o sono profundo e a temperatura baixa ( podemos sentir frio durante a madrugada ) , nosso corpo esfria .

Pressão arterial aumenta por volta da 6 :45 h da manhã, intestino funciona melhor, de forma mais plena às 8:00 ou 8 30h.

Às 10 horas , pico de atenção, .alerta total ( bom horário para trabalhar, estudar ).

Digestão ao meio dia então, se almoçar às 15 h , qual será a consequência ? A digestão é reduzida já neste horário e seu corpo terá “mais trabalho “,

Após o por do sol, no final da tarde, a temperatura aumenta por isso as febres sempre pioram a noite.

Por volta das 21h o cérebro começa a liberar melatonina ( hormônio do sono ) , a velocidade de digestão cai pela metade.

Por que evitar exercícios físcios, principalmente vigorosos, a partir das 21h, principalmente? Neste horário, o corpo começa a se “ desligar “ se preparando para o descanso e sono e as quem se exercita neste horário está sacrificando o corpo a uma atividade contraria a sua natureza.


Jantar às 22 h é uma escolha mas a disgestão neste horário é lenta e todo seu sistema digestório irá precisar de mais energia para digerir os alimentos, automaticamente, o corpo busca energia em outro local e o sono já está prejudicado gerando noite mal dormida, corpo trabalhando em HORA EXTRA, dia seguinte surgirá a sonolência, a compulsão alimentar levando ao ganho de peso, à letargia.

Dormir pouco ou dormir demais também não é saudável, o corpo confunde-se e prede o controle.


A falta de exercicio físico e de luz natural desorganiza o ritmo circadiano e perturba desde o processo digestivo até a produção de hormônios.




Trabalhamos muitas vezes em locais fechados, sem luz natural, mesmo assim o sistema corporal muda num padrão previsível diário.


FOTO DO CICLO COM HORARIOS dos ORGAOSRELOGIO CÓSMICO


O relógio cósmico, segundo a medicina chinesa, basicamente significa a indicação de que a cada hora do dia uma parte do nosso corpo estará em plena atividade energética.

Temos um ciclo de energia percorrendo todo o nosso corpo durante o dia, mas em determinados períodos , esta energia se expande de forma significativa em determinadas áreas. Seguindo este relógio cósmico, a medicina saberia como aplicar, da melhor forma e em melhores horários, suas práticas . Nem sempre é possível tratar o fígado durante a madrugada mas seria o ideal.

Cada período corresponde ao PLENO funcionamento década um dos órgãos.

Devemos evitar, por exemplo, exercicio físico pesado entre 11 e 13 h , horário pico do coração o que irá sobrecarregar o órgão.

Muitas pessoas evacuam logo pela manhã? 8 h horário do intestino.

Tosses pioram pela madrugada, horário do pulmão, às 3 horas.


Agora vem outra foto para melhor visualizar um comandante importante que temos no corpo, outro relógio


Temos um relógio interno que controla todas as células e sistemas.

Chama-se HIPOTÁLAMO !!!






Regula temperatura, equilíbrio hormonal, metabolismo.

O Horário inadequado de refeição confunde o cólon . À noite, o cólon descansa e os movimentos intestinais são suprimidos.

Portanto, comer e dormir nas horas inadequadas interfere no metabolismo, na imunidade.


NOSSO CORPO PRECISA DE DESCANSO E PRECISAMOS RESPEITA–LO Acreditamos erroneamente, que o nosso corpo tem que se adaptar ao nosso ritmo de vida.

Vivemos em grandes cidades, temos inúmeras questões e limitações que nos induz a realizar exercícios físicos à noite, trabalhar até a madrugada, comer rapidamente, em pé, em qualuqer horário.


Portanto, exercitar-se à noite vai lhe trazer mais benefícios ou prejuízos?

Mudar de repente, hábitos de anos, é um desafio mas podemos fazer pequenas e gradativas mudanças.

Exemplo: fazer menos exercícios pela manhã cedo , mas de forma mais proveitosa para o meu corpo, é mais positivo que realizar mais exercícios à noite quando meu corpo já está cansado .

Se durmo a meia noite, passo a dormir as 23 h, desligo aparelhos eletroeletrônicos, que prejudicam o sono e o relaxamento às 22 30h.

Às vezes, pensamos que dormir bem é nos largar na cama e dormir rapidamente. Estamos tão exaustos que nem mesmo 8 horas são suficientes porque viemos de um ritmo forte e constante de dias, meses, anos de maus hábitos.

Compensar a diferença do sono final de semana não soluciona a questão.

Podemos afirmar que é difícil deitar e dormir às 22 h, por exemplo, mas das 22 às 2 h o cérebro se limpa, organiza a memória, sistemas se reparam.


Dormir, comer, se exercitar no mesmo horário , todos os dias, independente de final de semana e feriado trás RITMO para o corpo.

Podemos nos adaptar...! É possível !


COMO OUVIR / SENTIR / VER O CORPO?


1) Não beba água apenas quando sentir sede, nesta hora, o corpo já grita pedindo água. Hidrate-se várias vezes ao dia.


2) Tarde da noite, está tenso e vai comer um chocolate inteiro. Pergunto a mim : Estou com fome ? Preciso disto agora? O que ganho com isto, alguns segundos de prazer em troca de peso na consciência, peso para meu sistema digestivo que já estava descansando, calorias a mais no pior momento do ciclo, sono ruim, etc?

Não poderia deixar este chocolate para amanhã, num horário em que meu corpo possa digerir melhor ? O que me acalmaria agora?


TUDO É TREINO. COMER QUANDO TENHO FOME E NÃO VONTADE DE COMER QUALQUER COISA PARA SACIAR A ANSIEDADE OU SENTIMENTOS.


Respiração profunda , de olhos fechados, de forma consciente e um copo de água podem ajudar a dissipar o estresse.


O Cérebro tem fome de oxigênio. Se os tecidos são obstruídos, seu funcionamento é afetado o que acarreta em baixa energia . Quando sentimos baixa energia, surge a vontade e necessidade de tomarmos várias xícaras e café ao dia para que o cérebro "funcione".


Podemos obter energia ao fazer uma caminhada no quarteirão ou fazermos exercícios físicos.

Muitas vezes, até mesmo de forma inconsciente, pensamos em sair ao ar livre para "espairecer ", "tomar ar", "respirar".



Quando estamos estressados, temos a tendência de não nos exercitarmos , abandonar as atividades físicas justificando a falta de ânimo para tal. Justamente neste momento, a atividade física é fundamental para que ganhemos energia e disposição.

O exercício físico pela manhã irá refletir no sono , à noite.




3) Observe suas fezes. Apesar de ser desagradável é uma atitude extremamente importante: fezes liquidas, espalhadas, moles demais são sinais de desordem, além disso , intestino precisa funcionar TODOS OS DIAS....


Existem formas naturais de fazer intestino preguiçoso funcionar:




Consuma:


- Aveia

- Mamão, ameixa

- Folhas e verduras

- Tome muita água , mínimo de 2,5 litros/dia

- Infusões e chás de camomila, erva-doce


Pesquisas também sustentam que funções do nosso corpo também estão atreladas a estações do ano: metabolismo, temperatura interna então, adequar alimentos e ritmo de exercícios também são importantes.







4) Como a NATUROPATIA pode ajudar a nos reconectarmos ?


- Sair de um ciclo de hábitos arraigados rumo a boa saúde e bem estar está muito mais relacionado com barreiras emocionais como:


a) crenças limitante : não vai dar certo, comigo não funciona

b) traumas: já fiz antes e não deu certo

c) conforto desconfortável: .medo do novo do desconhecido, conheço como é onde estou e não sei o que vou encontrar à minha frente se eu mudar.


Quando seu ponto de referência é baixa, busca consolo nas comidas, nos aparelhos eletrônicos ( o celular apresenta "efeito" como relaxante , distração , fuga, )

A ansiedade, sob várias faces, possui raízes que precisam ser retiradas. A causa de diversos tipos de ansiedade se relaciona com medos, altas exigências consigo mesmo e com o outro, excesso de preocupações, baixa autoestima, e outras razões, muitas inconscientes.


De onde vem estes BOICOTES a nós mesmos ?


**Terapia Floral ( Bach, Minas ) são essências vibracionais de flores que vão agir na raiz da causa e vão limpar estas questões, descortinando o positivo dentro de nós. Florais não apresentam contraindicações, NÃO é medicamento .



A DOENÇA FÍSICA TEM ORIGEM NO DESEQUILÍBRIO DAS EMOÇÕES


**Assim como os óleos essenciais, pela Aromaterapia . Os cheiros, desde sempre, foram um referencial de orientação do ser humano, tendo poderosa influência na nossa natureza emocional, agindo no nosso subconsciente. O comando é enviado de forma direta para o cérebro pelos nervos olfativos.

Podemos usar óleos essenciais que favoreçam o controle de irritabilidade, por exemplo, proporcionando energia e ânimo como um óleo essencial cítrico , por exemplo, como o óleo de laranja doce, tomilho , limão. Podemos inalar os óleos essenciais de forma direta ou usarmos gotas misturadas a água em um difusor elétrico, massagear os pés (Com exceção do óleo essencial de Lavanda - Lavandula Angustifollia - não use os óleos de forma direta na pele, use óleo carreador - semente de uva, gergilim - misturado ao essencial )


**A Fitoterapia é também importante aliada através de cápsulas, tinturas, infusões, promove bem-estar e colabora nos tratamentos de diversos distúrbios físicos e emocionais, de forma evasiva e natural.



**A Auriculoterapia, ou Acupuntura Auricular,, tem origem na Medicina Tradicional Chinesa , é eficaz e consiste na estimulação de pontos cutâneos específicos na orelha, usando agulhas, esferas de metais, cristais ou até mesmo sementes, para tratar os sintomas e condições localizados em todo o corpo.



A Auriculoterapia usa a orelha como um pequeno mapa para todo o corpo.

Como toda a pessoa, praticamente qualquer problema de saúde pode receber o auxílio da Auriculoterapia, como dores, estresse, fadiga, entre outros. É recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde):

Qualquer pessoa pode fazer acupuntura, estando doente ou não, sendo ela indicada inclusive para crianças.


** REI KI : Terapia de imposição de mãos.


Rei: energia Divina

Ki : energia Vital , Universal .


O Reikiano, terapeuta que transmite o Reiki, é um CANAL de energia.

NÃO há conotação religiosa , qualquer pessoa pode receber

Auxilia o relaxamento, melhora o fluxo de energia do corpo, restaura o equilíbrio físico, regulariza suas funções vitais e equilibra o campo mental e emocional do ser.









**A Meditação

"Estar presente" silenciar a mente, alivia estresse, ansiedade, combate depressão, insônia, reduz perda de memória, promove maior autoconhecimento . Meditar é importante e eficaz técnica complementar comprovada por diversas pesquisas científicas.






AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS AQUI APRESENTADAS SÃO COMPLEMENTARES E NÃO SUBSTITUEM TRATAMENTOS MÉDICOS, AMBOS PODEM CAMINHAR JUNTOS


Somos responsáveis pelas nossas atitudes e escolhas.

Escolhemos seguirmos sozinhos ou buscamos ajuda especializada.

CONSCIÊNCIA É PALAVRA-CHAVE



O que e como seremos no futuro ??


Importante buscar nos conhecer , conhecer nosso meio ambiente.

O Sol é fonte de vitamina D , a melhor de todas.

Por que não nos programarmos para tomar 10 minutos de sol ao dia, ao invés de comprar as cápsulas de vitamina D em farmácias? Ou prestamos mais atenção ao escolher nossa alimentação que nos forneça a vitamina D de forma natural?


NATUREZA SOMOS NÓS, FAZEMOS PARTE DELA , vamos preferir então o Sol e os alimentos frescos e naturais.


Se a mente não está bem, o corpo também não estará bem, assim como se não estivermos conectados a algo maior que nós , independente de filosofias e religião, continuaremos desconectados.


Estar próximo à natureza é revigorante como um banho de mar, o cheiro de floresta ( no Japão ,existe uma terapia chamada Banho de Floresta onde pessoas hipertensas passam minutos inalando o ar da mata , uma forma de Aromaterapia , e o efeito é medido em seguida Após a exposição na mata, de forma meditativa , estas pessoas têm a pressão arterial diminuída para níveis normais logo em seguida por que diminuição de cortisol, o principal hormônio causador do estresse, e da pressão arterial, além de apresentarem melhor concentração e imunidade. Pesquisa realizada pela Universidade de Chiba, Japão ).



SOMOS COMO UMA ORQUESTRA, QUE FUNCIONA DE FORMA HARMONIOSA SE SOUBERMOS SER OS MAESTROS.

SE CONSEGUIRMOS EQUILIBRAR NOSSOS PENSAMENTOS E ESCUTARMOS NOSSO CORPO, PODEMOS MUDAR NOSSAS VIDAS .




O filósofo grego , Aristóteles, já dizia :“ conhecer a si mesmo é o começo de toda a sabedoria “


( A Medicina Natural , a Naturopatia , é Complementar e Integrativa e pode NÃO substituir tratamentos médicos convencionais )


Fernanda Ornelas

Terapeuta Naturopata, Terapeuta e Praticante de Florais de Bach e Florais de Minas, Mestre em Reiki Sistemas Mikao Usui e Tibetano

Idealizadora do EXPANDIR CENTRO DE BEM-VIVER















4 visualizações0 comentário

Copyright© 2020 - Expandir Centro de Bem-Viver. Todos os direitos reservados.