Homemade%20Remedies_edited.jpg

VOCÊ SABE A QUE SE
DEDICA A NATUROPATIA?

A Naturopatia é um conjunto de métodos terapêuticos,

na área de saúde natural, que visa tratar o ser humano na sua totalidade.

Naturopatia é mais que a aplicação de terapias e sim, uma filosofia de vida. O princípio da Naturopatia é tratar pessoas  por meio de processos naturais, deixando que o próprio corpo reaja com a sua
energia vital. Ao estimular as defesas naturais do corpo, é possível alcançar o equilíbrio e harmonia do corpo, da mente , emoções e da energia vital com o  restabelecimento do estado de saúde e bem-estar do ser humano.

 

Naturopatia ou Medicina Natural tem as suas bases em Hipócrates, pai da Medicina, que viveu na Grécia por volta de 400 anos a.C., a corrente médica mais antiga no Ocidente. A Medicina Natural tem a sua importância no Ocidente da mesma forma que a Medicina Tradicional Chinesa a tem para o Oriente.


O termo Naturopatia surgiu apenas no século XX para a distinguir da medicina convencional, da qual difere pela forma como aborda a doença e a saúde. É um método terapêutico que tem como base o princípio de que a saúde é mantida pelo próprio corpo, com os seus próprios mecanismos de defesa
e que, na doença , são estes mecanismos que se devem ser estimulados pelo uso de terapias naturais, segundo o preceito do vitalismo onde um princípio vital presente em cada ser humano influencia seu equilíbrio orgânico, mental, emocional e energético. É a abordagem de cuidado .


Em síntese, o  Naturopata respeita a ciência moderna e utiliza a sabedoria da natureza e o conhecimento secular de métodos, princípios e técnicas terapêuticas. 

A Naturopatia cuida do SER e não das doenças, diretamente. Há duas áreas de foco: uma é apoiar as habilidades de cura do corpo próprio, e a outra é capacitar as pessoas para fazer mudanças de estilo de vida necessárias para a melhor saúde possível e , consequentemente, encontrar a cura ou melhor qualidade de vida.

 

A Naturopatia enfatiza a prevenção de doenças pela educação das pessoas, no autocuidado e autoconhecimento. O equilíbrio integral  mantem a imunidade do corpo físico e aumenta a defesa da pessoa contra  doenças em geral.

 

" Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental, social e não apenas a mera ausência de doença ou enfermidade " segundo a Organização Mundial da Saúde ( OMS)

 


Como é uma sessão de Naturopatia?


Na primeira sessão com a Terapeuta Naturopata, é feita uma avaliação detalhada de todos os aspetos que compõem o ser humano, sobre as mais variadas áreas da  vida. A terapeuta faz questões sobre o estado de saúde (física e mental), a vida profissional , a rotina  e o ritmo de trabalho, como são os hábitos de vida e a alimentação, se há problemas físicos , como é a qualidade do sono, se pratica exercício físico, lazer além  da saúde das suas relações interpessoais. Também é frequente na consulta , a observação e leitura da língua, pulso e pés, para avaliação do estado geral de saúde, segundo princípios da Medicina Tradicional Chinesa. 

 

Por fim, é estabelecido o plano de ação das terapêuticas  mais indicadas, de acordo com as necessidades da pessoa . Na mesma sessão, a pessoa já recebe os primeiros cuidados e após,  receberá  mentoria durante o processo terapêutico que irá durar o tempo necessário para a solução das questões trazidas e observadas.  A Terapeuta mostra caminhos e disponibiliza as ferramentas , a pessoa tratada é a responsável pela sua própria cura e manutenção da saúde integral